Netinho vê os Jogos da Juventude como chance de incentivar novos atletas
Netinho fala da importância dos Jogos da Juventude e incentiva os novos atletas
Letícia Silva
15 de novembro de 2024

O paraibano Netinho Pontes é um dos embaixadores dos Jogos da Juventude deste ano. A abertura do evento aconteceu na quarta-feira (13), no teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. Na ocasião, o atleta destacou sobre o incentivo aos novos atletas e a importância dos Jogos na formação profissional dos jovens.

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Netinho começou no esporte ainda menino. O primeiro contato com o taekwondo foi na casa de um amigo enquanto brincavam, aos sete anos. A paixão pelo esporte cresceu e com apenas dez anos, já era faixa preta. Nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing, na China, em 2014, conquistou o ouro.

Netinho é o terceiro brasileiro a conseguir uma medalha na modalidade em Jogos Olímpicos. Inspiração para os jovens lutadores que sonham chegar em uma competição mundial, o atleta busca sempre passar a energia de como é lutar e competir em uma Olímpiada aos novos taekwondistas durante este contato da juventude com os medalhistas.

Netinho e Bia Souza na abertura dos Jogos da Juventude 2024. (Foto: Alexandre Loureiro)

O papel do embaixador nos Jogos da Juventude vai além das cerimônias e dos jogos. O contato com os competidores é um dos pilares do evento. Assim como eles, Netinho também passou por essa fase e pelos sonhos de um dia encontrar um medalhista e competir mundialmente.

Como embaixador dos Jogos da Juventude, ele destacou a relevância dos esportes na vida dos jovens para além das conquistas olímpicas e mundiais. O esporte é fundamental na formação do atleta como um ser humano melhor. Netinho também falou sobre o evento e os valores que vão agregar na vida da juventude atlética, assim como agregaram na sua construção como profissional, e a importância para os jovens de vivenciar um momento como esse:

Eu acho que ter esse contato de como se fosse uma Vila (Olímpica) mesmo. Eu acho que isso é muito importante, para não ser pego de surpresa lá na frente. Quando fui para os Jogos Pan Americanos, pensei ‘Caraca, o bagulho é muito legal’ e me pegou um pouco de surpresa. Graças a Deus, consegui ser campeão, aquilo ali não me afetou tanto. Desde pequeno eu estar indo para esses Jogos da Juventude, Jogos Olímpicos da Juventude, isso ajudou bastante a estar hoje numa Vila Olímpica no adulto e me tranquilizar mais

Os Jogos da Juventude reúnem mais de 4.000 atletas de até 17 anos de todo o país. Na edição deste ano, o tema central destaca a celebração do espírito olímpico e o estímulo aos jovens que sonham em participar das Olímpiadas. Netinho deixou um recado para a juventude aspirante dos esportes:

Tem que ser muito persistente. Vai ter horas que o esporte é muito cruel, às vezes, com a gente. Então, vamos querer desistir de todo jeito, e eu acho que é ali onde está a virada de chave. Quando a gente vai pra casa chorando e fala: ‘Não, eu vou voltar. Vou conseguir dar a volta por cima’. Eu quando eu pego a medalha e olho muito, falo assim ‘Cara, quantas vezes eu pensei em desistir, não continuar’. Então, eu acho que se eu tivesse desistido, eu nunca estaria aqui tão feliz com essa medalha. Então, acho que é isso. Você nunca desistir e se você tem um sonho, prossiga.

Além do taekwondista, o evento tem outros seis atletas olímpicos como embaixadores dos Jogos, que são: Bia Souza (judô), Caio Bonfim (marcha atlética), Giullia Penalber (wrestling), Lígia Silva (tênis de mesa), Marcus D’Almeida (tiro com arco) e Rebeca Andrade (ginática artística).

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Wander Roberto/COB

Veja também