Clube que abriu as primeiras contratações do futebol da Paraíba para 2025, o Nacional de Patos vive agora uma situação delicada não só em campo, mas, também, no elenco de jogadores. O time perdeu os principais reforços para este ano e, para preocupar ainda mais o torcedor nacionalino, o desempenho no Campeonato Paraibano não é satisfatório, correndo o risco de entrar na zona de rebaixamento.
Em setembro do ano passado, o Canário do Sertão foi o primeiro clube paraibano a anunciar os jogadores para a campanha na temporada de 2025. O clube, com poucos dias, divulgou os nomes do volante Derley e dos atacantes Kieza e Rogério. Além de atletas para compor o time taticamente, o Naça contratou o técnico Rafael Soriano, que, pela segunda vez, assumiu o comando do time. Embora a formação tenha sido em passos rápidos, o mesmo não se esperava para o seu desmanche.
Com apenas quatro jogos, o Alviverde perdeu seus jogadores veteranos principais. Líder na artilharia da equipe, Rogério deixou o grupo com três gols feitos. O atleta foi importante nos jogos do time e, mais que isso, na única vitória do Nacional até o momento. Agora ele defende as cores do Atlético Piauiense. Kieza também não atua mais pelo Naça. O atacante chegou para dar experiência ao grupo, mas saiu devido as denúncias envolvendo os salários atrasados e de toda turbulência interna que o clube vive. O atleta foi para o River-PI. Capitão do time, Derley foi o único que chegou a disputar cinco jogos, mas saiu do Canário, e ainda não anunciou o novo destino.
O Nacional de Patos ainda perdeu, recentemente, o técnico Rafael Soriano. O professor partiu para o Vitória-ES e deixou o Alviverde após um resultado de cinco jogos, três empates, duas derrotas e nenhuma vitória.
A largada no estadual não foi boa para o Canário do Sertão. O time começou sua campanha perdendo por 4 a 1 para o Botafogo-PB, na primeira rodada. O desempenho do time continuou abaixo do que foi prometido à torcida ao longo das partidas. A única vitória foi contra o Pombal, por 2 a 1. Com a campanha construída até aqui, o risco de rebaixamento aumenta. O Naça ocupa a 8ª posição do Paraibano e está apenas uma posição acima do Z-2.
Com o planejamento prejudicado e com as baixas no elenco, o clube tenta encontrar soluções para se recuperar no campeonato. Para suprir as ausências, o time anunciou novos reforços em diferentes setores de campo. Chegaram no grupo o volante Beckham, o centroavante Vitor Alagoano, o atacante Daniel Alagoano, o zagueiro Kaio Henrique e, recentemente, Itallo Melo, para atuar na lateral-direita.
Ainda sem um novo comandante anunciado de forma oficial, o Nacional de Patos entra em campo na próxima sexta-feira (08). O Canário encara o líder Sousa, no Marizão, às 17h, para se manter longe da zona de rebaixamento. Caso perca, o time precisa torcer ou para uma vitória da Picuiense contra o Auto Esporte ou por um empate, para assim continuar fora do Z-2.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Éder Souza / Nacional de Patos