Multicampeão, desafio de Marcelo Vilar é conquistar novos títulos no futebol da Paraíba
Seu último título foi a Taça Fares Lopes de 2024, sob o comando do Ferroviário, competição do futebol cearense
Raniery Soares
13 de maio de 2025

O técnico Marcelo Vilar está de volta ao futebol paraibano. Multicampeão no comando de Botafogo-PB e Treze, com títulos de campeão paraibano, Copa Paraíba e da Série D do Brasileiro, o seu retorno é para mais um desafio com o Galo da Borborema. O Alvinegro tem vivido um Campeonato Brasileiro de altos e baixos, mas agora deposita a confiança em alguém que tem identificação com o clube e com a torcida para brigar pela classificação.

A apresentação do novo técnico está prevista para a tarde desta quarta-feira (14), no Estádio Presidente Vargas.

Seu último título foi a Taça Fares Lopes de 2024, sob o comando do Ferroviário, competição que é considerada a principal do segundo semestre do futebol cearense. Antes, em 2021 e 2022, se sagrou bicampeão piauiense pelo Altos e pelo Fluminense-PI, respectivamente.

+ Confira a tabela de classificação da Série D do Brasileiro

Na sua última passagem pelo futebol paraibano, em 2021, Marcelo Vilar não foi tão feliz no Botafogo-PB. Pela Copa do Nordeste, em seis jogos, o técnico não resistiu no cargo após quatro empates e duas derrotas. Este cenário é bem diferente do que Vilar já viveu com o Belo, sendo bicampeão paraibano (2013 e 2014), além de campeão brasileiro da Série D em 2013, maior conquista do clube até então.

No Treze, a última vez que o Galo da Borborema foi comandado por Marcelo Vilar foi em 2016, temporada em que o time ficou sem calendário no segundo semestre e sem competições importantes para o ano seguinte, a exemplo de Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

Entretanto, é a um passado bem mais distante que o Treze se apega. Sob a ‘batuta’ de Vilar, o Alvinegro de Campina Grande foi campeão da extinta Copa Paraíba de maneira invicta (2009), vice-campeão paraibano (2009) e bicampeão paraibano (2010 e 2011).

Vilar estava no Manauara desde o ano passado. Ele assumiu o clube para as disputas da Série D do Campeonato Brasileiro, obtendo 12 vitórias, cinco empates e uma derrota, nos 18 jogos em que disputou. Acabou sendo eliminado nos pênaltis para o Retrô (campeão da quarta divisão nacional na ocasião), nas oitavas de final da competição. 

Na temporada de 2025, pelo Campeonato Amazonense, a campanha foi bem diferente: ao longo de 12 partidas, Vilar conquistou duas vitórias, oito empates e duas derrotas. Em abril deste ano, ele pediu desligamento do cargo e passou a ocupar a função de coordenador técnico, permanecendo até então.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Laiza Balieiro / Manauara EC.

Veja também