A situação do Botafogo-PB na Série C do Campeonato Brasileiro parece não evoluir, e o baixo desempenho do clube vem desagradando, cada vez mais, a torcida. Na última rodada da competição, o time foi derrotado em casa e se distanciou ainda mais da zona de classificação. Para o diretor executivo de futebol, Fausto Momente, a questão mental tem sido o principal fator para a oscilação do time na Terceirona, superando, inclusive, as dificuldades de ordem técnica.
Na 15ª colocação e com apenas duas vitórias até aqui, o Alvinegro da Estrela Vermelha tem vivido maus momentos nesta sequência do Brasileirão. Apesar de ter vencido o Retrô por 1 a 0 na sétima rodada, o time não conseguiu manter o mesmo rendimento nas partidas seguintes. Esse baixo desempenho vem se tornando mais evidente a cada jogo do Belo, que, mesmo saindo à frente no placar, acaba diminuindo o ritmo e cometendo erros sucessivos ao longo da partida. Essa inconstância, segundo Fausto, é fruto, principalmente, do desgaste mental, fator que, segundo ele, precisa ser fortalecido.
Nós tivemos uma conversa sobre isso. Acho que todo mundo está procurando se fortalecer, principalmente, mentalmente, durante os jogos a gente oscilado bastante na parte mental. O último jogo foi a prova disso, até a gente tomar o gol de empate, o Botafogo-PB estava fazendo uma partida muito boa, não estava sofrendo defensivamente e criou algumas chances para ampliar o placar, a gente sabe que ampliando o placar, dificilmente o jogo escaparia. Mas a gente está conversando bastante, a gente está dando suporte para os atletas também, afirmou.
Essa oscilação técnica tem sido, para o executivo, maior do que o esperado. Pouco tempo após a saída de Antônio Carlos Zago do Alvinegro, Fausto já havia comentado que o elenco vinha perdendo confiança e não estava conseguindo evoluir. Agora, diante da situação do time na Série C, essa questão parece estar se refletindo no aspecto mental dos atletas.
O Botafogo-PB venceu apenas duas das nove partidas disputadas até aqui. Com nove pontos conquistados, o Alvinegro da Estrela Vermelha está apenas uma posição acima da zona de rebaixamento e, com essa oscilação frequente nas partidas, o G-8 fica cada vez mais distante. De acordo com o diretor de futebol do Belo, o time precisa engatar uma sequência positiva para alcançar os pontos necessários e sair dessa instabilidade.
A gente sabe que a oscilação existe no campeonato. Mas a nossa oscilação está maior do que a gente esperava. A gente não esperava estar nessa situação, nesse momento do campeonato, após nove rodadas. Mas ainda tem mais dez partidas e ainda está tudo muito aberto. O G-8 não distanciou tanto, o Z-4 aproximou bastante, mas ainda está muito aberto, os jogos são muito equilibrados. A gente precisa engrenar uma sequência, e eu tenho certeza que a hora que vier essa sequência boa e a gente conseguir somar pontos consecutivamente, a gente vai colar no grupo de cima de novo, a gente poder voltar para o campeonato, afirmou Fausto.
Para conseguir somar pontos consecutivos, o Botafogo-PB precisa encarar um jogo de cada vez. A próxima oportunidade do time em alcançar os três pontos será no dia 30 de junho, diante do Itabaiana. A partida acontecerá no estádio Etelvino Mendonça, em Sergipe, às 19h30.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: João Neto/Botafogo-PB