Matheus Cunha agrada Ancelotti e pode ser convocado para a Copa 2026
Jogador esteve presente nas três listas de convocações e adaptação a diferentes posições pode ser o diferencial
18 de outubro de 2025

O paraibano Matheus Cunha vem ganhando cada vez mais espaço na seleção brasileira e pode terminar esta Data Fifa com um pé na Copa do Mundo de 2026. O atacante tem sido bastante acionado pelo técnico Carlo Ancelotti até aqui, e o bom desempenho nos últimos jogos podem ser pontos positivos para ele carimbar o nome do jogador na lista oficial para o Mundial.

Nas três convocações feitas pelo treinador da seleção Canarinho, Cunha esteve presente nas três. Apesar de ter sido cortado da segunda lista por causa de uma lesão, o jogador fez valer nas duas outras oportunidades. Vivendo dois grande momentos, com o manto Verde-Amarelo e com as cores do Manchester United, o paraibano é um dos fortes nomes candidatos à vestir a Amarelinha na Copa.

A primeira vez que o atacante figurou entre os escolhidos por Ancelotti foi em maio. À época, o jogador estava na transição do Wolverhampton para o United e vinha de uma temporada goleadora com o time inglês.

A estreia do Brasil, em casa, na Era Ancelotti foi diante do Paraguai, em junho. Em solo brasileiro, na Neo Química Arena, em São Paulo, o jogador entrou no segundo tempo e foi importante para definir os rumos da partida naquela noite, que se encaminhava para um empate em 0 a 0. Após cruzamento do paraibano, Vinícius Júnior selou a vitória brasileira.

Matheus Cunha, pela seleção brasileira, no amistoso contra a Coreia do Sul (Foto: @rafaelribeirorio / CBF)

Daí por diante o camisa 10 do Red Devils passou a ser um dos homens mais convocados pelo italiano. A segunda convocação também contou com a inscrição do atacante, mas, por causa de uma lesão, foi cortado. A contusão também comprometeu suas atuações pelo Red, disputando sete jogos desde que integrou o elenco do gigante inglês.

Mesmo assim, parece que o bom-futebol jogado pelo atleta tem agradado o treinador, que anotou seu nome em mais uma lista antes da Copa do Mundo 2026. Dessa vez, Cunha teve pela frente os amistosos contra Coreia do Sul e Japão. Na primeira partida, em Seul (COR), figurou a lista dos titulares e deu passe para o gol de Vini Jr., na vitória expressiva por 5 a 0. Contra o Japão, o resultado brasileiro não foi positivo, mas apesar da derrota contra o japoneses, o paraibano está entre os cotados para a Copa de 2026.

Um dos motivos que colocam o nome de Matheus Cunha na convocação na lista definitiva é a sua adaptação a diferentes posições. O próprio técnico Carlo Ancelotti elogiou esta habilidade do jogador e seu caráter ofensivo e defensivo. Contra o Paraguai, por exemplo, o atleta se fixou como um meia-atacante, e nos últimos jogos tem sido forte concorrente para assumir a função de camisa nove. Fato é que o camisa 21 da seleção tem se encaixado no esquema com quatro atacantes proposto por Ancelotti e tem correspondido positivamente nos diferentes estilos de jogo.

Aos 26 anos, os passos de Matheus Cunha rumo à Copa do Mundo começaram ainda na Era Tite. À época, o jogador teve algumas oportunidades de representar o Brasil, mas com a Copa de 2022 batendo à porta, foi cortado da relação. Antes do italiano assumir o comando da seleção, o paraibano também foi um dos integrantes na lista de Dorival Jr. para as eliminatórias desta temporada.

No último jogo de Dorival à frente da Amarelinha, Cunha marcou o único gol brasileiro na derrota por 4 a 1 diante da Argentina. Agora, sobre o comando de Carlo Ancelotti, são quatro jogos, dois como titular e duas assistências. Com o bom aproveitamento, o paraibano vem se tornando bem visto pelo técnico e pode ser um nome palpável para a Copa de 2026. Em Tóquio, o italiano anunciou que espera encontrar a relação ideal de jogadores na Data Fifa de março do próximo ano.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: @rafaelribeirorio / CBF

Veja também