Liverpool oficializa holandês Arne Slot como técnico que substituirá Klopp
Holandês assumirá o cargo formalmente em 1º de junho, conforme anunciado pelo clube
Folhapress
20 de maio de 2024

Já mencionado por Jürgen Klopp em seu discurso de despedida, o novo técnico do Liverpool foi anunciado nesta segunda-feira (20). Arne Slot será o próximo comandante do Liverpool. O holandês assumirá o cargo formalmente em 1º de junho, conforme anunciado pelo clube.

O contrato é válido até o meio de 2027, segundo a imprensa britânica. Slot tinha vínculo com o Feyenoord por mais uma temporada, mas os clubes chegaram a acordo para liberação. De acordo com a Sky Sports, a compensação financeira à equipe holandesa foi de 7,7 milhões de libras (R$ 49,9 milhões na cotação atual).

QUEM É ARNE SLOT

Passagem de sucesso no Feyenoord. O principal trabalho da carreira de Slot como treinador foi justamente no terceiro maior campeão do futebol holandês. O treinador passou três temporadas na equipe de Roterdão, após passagens pelos mais modestos Cambuur e AZ Alkmaar.

Dois títulos nacionais. Longe do número expressivo de troféus conquistado em seus tempos áureos, o Feyenoord voltou a fazer campanhas expressivas em território nacional com Arne Slot. A equipe conquistou o Campeonato Holandês em 2022/23. Na atual temporada, o time foi vice-campeão nacional atrás somente do PSV, que teve desempenho histórico de 89,2% de aproveitamento e levantou a taça da Copa da Holanda, em final contra o NEC.

Melhor técnico do país. Slot conquistou as duas últimas edições do Prêmio Rinus Michels, honraria que homenageia o principal treinador do futebol holandês em cada temporada. Ele superou Erik Ten Hag, atual comandante do Manchester United, em 2021/22, mesmo com o Ajax sendo campeão nacional amostra do trabalho de Slot com recursos financeiros inferiores.

Roma é pedra no sapato. Slot levou o Feyenoord à final da Conference League em 2021/22, às quartas de final da Liga Europa em 2022/23 e, após eliminação na fase de grupos da Champions, à fase de playoff da Liga Europa. Em todas a Roma foi responsável por abreviar as campanhas continentais da equipe holandesa.

Desenvolveu ponta brasileiro de destaque. O atacante Igor Paixão foi contratação do Feyenoord durante a ‘era Arne Slot’ e, mesmo sem experiência europeia, contribuiu de imediato e se tornou peça importante na equipe. O ex-Coritiba marcou 20 gols em 80 partidas nas últimas duas temporadas.

Slot fez carreira como jogador. O holandês alcançou certo sucesso em âmbito nacional atuando como meio-campista. Ele iniciou sua trajetória profissional com o FC Zwolle, em 1995, e passou por NAC Breda, Sparta Roterdã e PEC Zwolle antes de se aposentar em 2013.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também