Diversos fatores explicam o bom momento do Botafogo-PB neste momento da temporada. Porém, como em todo time vencedor, as lideranças do elenco costumam ser fundamentais para a engrenagem dentro e fora das quatro linhas.
No caso do Belo, um dos líderes é o experiente lateral-direito Lenon. Aos 33 anos e com muita vivência na carreira profissional, o defensor tem sido peça imprescindível para o técnico Evaristo Piza. A cada rodada, o jogador demonstra uma regularidade que faz jus ao posto de titular indiscutível da equipe.
Em entrevista coletiva, Lenon foi questionado sobre como os novos reforços podem agregar nessa reta final de Terceirona. De acordo com o lateral, a briga por posição pode ser determinante para elevar o nível de desempenho do time nas decisões que virão.
“A reta final é mais difícil ainda. A chegada desses atletas é importante. Agrega demais em qualidade, em opções para o professor Piza. Ter atletas nas funções com a capacidade de jogar, desempenhar o seu melhor e ajudar a equipe, acho que isso é determinante nessa reta final, que precisamos de cada um.”, comentou.
Desde a chegada de Piza, o Alvinegro da Estrela Vermelha já contratou o goleiro Caio Allan, o lateral-direito Iranilson, o zagueiros Lucas Balardin, os meio-campistas Gama, Lídio, Lucas Gonçalves, Edmundo e Guilherme Mantuan, além dos atacantes Henrique Dourado, Jô, Gabriel Lima, Vinicius Leite, Will Viana e Joãozinho.
Lenon, inclusive, é um dos capitães do Botafogo-PB. O goleiro Dalton, o zagueiro Reniê e o atacante Pipico também fazem parte do rodízio da braçadeira. Além disso, o defensor, em algumas oportunidades, foi escolhido como o cobrador de pênaltis da equipe e acabou balançando as redes contra o Athletic e CSA, após rebote do goleiro.
Quando perguntado sobre como os jogadores vão encarar essas três últimas rodadas da primeira fase, já que o Belo já está matematicamente classificado, o experiente lateral garantiu que a postura e emprenho dos jogadores será o mesmo e que o foco está em terminar na ponta da tabela.
“É importante a gente se manter na liderança do campeonato. Restam três jogos, eu acho que esse pensamento de se manter na liderança e terminar bem essa primeira fase é fundamental para que possamos ir com tudo no quadrangular, que é uma fase decisiva. Isso será determinante para a nossa postura, para a maneira como os adversários vão olhar para a gente”, disse.
Neste domingo, o Belo volta a campo contra o Náutico, em duelo que será disputado nos Aflitos, em Recife, às 19h.