Lendas do vôlei de praia, Ricardo e Juliana encerram carreira em João Pessoa
Adeus às quadras acontece em duas noites no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, nesta sexta-feira e sábado
16 de outubro de 2024

O Paraíba Beach Games promete um momento histórico para os fãs de vôlei de praia neste fim de semana. É que, além da etapa do Circuito Mundial da modalidade, o evento será marcado pela despedida oficial de duas lendas que fizeram história nas areias: Ricardo e Juliana.

O adeus às quadras acontece em duas noites no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. A primeira será nesta sexta-feira (17), às 21h, quando o Time Juliana enfrentará o Time Mundo. No mesmo horário, no sábado (18), será a vez de Ricardo liderar seu time contra a equipe mundial. Os jogos serão gratuitos e fazem parte da programação oficial do Paraíba Beach Games.

O legado de Ricardo

Ricardo, o ‘Block Machine’, é um dos atletas mais vitoriosos do vôlei de praia. Baiano de nascimento, mas radicado na Paraíba, ele chegou ao auge de sua carreira ao lado de Emanuel, com quem conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e o bronze em Pequim, em 2008. Antes disso, ele já havia conquistado uma prata olímpica em Sidney, em 2000, jogando com Zé Marco.

Além das conquistas olímpicas, Ricardo foi eleito o melhor jogador do Circuito Mundial em 2005 e 2007, acumulando oito prêmios individuais ao longo de sua carreira. Em 2017 e 2018, foi homenageado como o jogador mais inspirador e o esportista do ano.

A trajetória de Juliana

Juliana, de 41 anos, é um dos maiores nomes do vôlei de praia mundial. Seu auge foi alcançado ao lado de Larissa, com quem conquistou sete títulos do Circuito Mundial e uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. A dupla também garantiu quatro medalhas em campeonatos mundiais, incluindo o ouro em Roma, em 2011.

Além disso, Juliana alcançou o octacampeonato do Circuito Mundial em 2014, jogando com Maria Elisa, com quem também conquistou o bronze no Mundial de 2015. Após uma pausa na carreira em 2021, ela se prepara agora para seu adeus definitivo ao esporte.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também