A judoca paraibana Edinanci Silva entrou, mais uma vez, para a história do esporte brasileiro. Primeira mulher a disputar quatro edições de Olimpíadas, ela foi homenageada na noite desta terça-feira (13), no Rio de Janeiro, em solenidade que celebrou a inclusão do seu nome no hall da fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Além de Edinanci, também foram homenageados Daiane dos Santos, da ginástica artística, Gustavo Kuerten (Guga), do tênis, e Afrânio Costa, do tiro esportivo (em memória).

A homenagem para a judoca paraibana foi entregue por outra atleta da mesma modalidade: a campeã olímpica em Paris 2024, Bia Souza. Foi entregue para Edinanci uma placa com suas mãos eternizadas. Logo depois, a paraibana celebrou o momento.
“É uma felicidade enorme estar aqui, porque é muita luta, muita entrega para a gente chegar numa competição de quatro em quatro anos, entrar no tatame e fazer quatro minutos de luta, muitas vezes vira apenas 30 segundos, as vezes 15 segundos. Foi muita batalha e eu só tenho a agradecer: ao COB por acreditar todas as vezes que eu estive lá representando o país, a CBJ também, que acreditou no meu sonho, e a todos os técnicos que participaram da minha carreira, em especial a tia Rose (Rosicleia Campos) que está aqui”, disse Edinanci.
Nascida de Sousa, Edinanci Silva se tornou uma referência no judô brasileiro. Entre seus maiores feitos no esporte, destacam-se as duas medalhas de bronze nos Campeonatos Mundiais de Judô de Paris 1997 e Osaka 2003, além dos dois ouros nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo 2003 e Rio 2007. Nos Jogos Olímpicos, a judoca obteve o quinto lugar na edição de Pequim 2008.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Flávio Florido / UOL / Folha Imagem