Os Jogos da Juventude 2024 começam nesta quarta-feira (13) em João Pessoa. A cerimônia de abertura acontece às 18h, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções.
O evento vai seguir até o dia 28 de novembro e reunirá mais 4.200 atletas de todo o Brasil que vão disputar 18 modalidades olímpicas.
As competições vão ser distribuídas em 10 locais da capital paraibana. Na Vila Olímpica Parahyba terá as provas de badminton, natação, basquete, atletismo e vôlei. Já no Centro de Convenções vão acontecer o judô, o taekwondo, o tiro com arco, o ciclismo, o wrestling, a ginástica artística, a esgrima e o handebol. Na Orla de Cabo Branco serão disputados o triatlo, o vôlei de praia e as águas abertas.
As modalidades coletivas vão acontecer no Ginásio Ronaldão – que também receberá a ginástica rítmica, Instituto de Cegos – que sediará as disputas do tênis de mesa -, SESC, APCEF e Motiva Oriental.
Embaixadores
Para incentivar e inspirar os jovens atletas, sete embaixadores estarão nos Jogos da Juventude. Quatro medalhistas olímpicos estarão na capital paraibana: Rebeca Andrade (ginástica artística), Bia Souza (judô), Netinho Marques (taekwondo) e Caio Bonfim (marcha atlética). Além dos atletas olímpicos, Marcus D’Almeida (tiro com arco), Guillia Penalber (wrestling) e Lígia Silva (tênis de mesa).
Mascote
Bamba foi escolhida como a mascote oficial dos Jogos da Juventude. Ela é uma jaguatirica destemida, habilidosa e carismática que representa o espírito dos milhares de atletas participantes do evento multiesportivo.
A escolha da jaguatirica foi para chamar a atenção para a conscientização da preservação da espécie. O animal faz parte do grupo de maiores felinos da fauna brasileira ameaçados de extinção.
Delegação paraibana
A Paraíba será representada nos Jogos da Juventude por 130 pessoas entre atletas, comissão técnica e dirigentes. Os paraibanos vão disputar 17 modalidades, sendo a única exceção a esgrima.