Jogador da Unifacisa usará máscara desenvolvida por núcleo de pesquisa da UEPB
Rachel desfalcou o time nos dois últimos jogos da Unifacisa no NBB
27 de fevereiro de 2025

Um dos destaques principais da Unifacisa, o ala Rafael Rachel desfalcou o time nos dois últimos jogos pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Em recuperação de uma fratura no nariz, o jogador pode retornar às quadras nesta quinta-feira (27), mas utilizando uma máscara de proteção desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A fratura do jogador aconteceu durante um treino da equipe. O ala precisou passar por procedimentos cirúrgicos e, depois disso, voltou a treinar com o restante do grupo. Rachel pode entrar em quadra diante do Paulistanto, no estado de São Paulo. O jogador, que estará à disposição do treinador Pablo Costa, afirmou sentir falta dos companheiros de equipe e destacou estar se acostumando com a máscara.

Senti falta de estar com meus companheiros nos últimos dois jogos. Ainda estou no processo de consolidação do osso, mas agora tenho a máscara para me ajudar nos treinos. No início foi difícil, mas já estou mais acostumado. À medida que os treinos acontecem, a confiança vai aumentando, e a máscara tem sido essencial nesse processo, disse Rachel. 

O equipamento de proteção foi desenvolvido por colaboradores do NUTES, na UEPB, que tem parceria com o Jacaré. Em menos de uma semana, o jogador recebeu a máscara protetora e poderá participar dos próximos confrontos do Jack com segurança. Além disso, a proteção não atrapalha o desempenho do ala durante os jogos. De acordo com a coordenadora do Laboratório de Tecnologias 3D LT3D da instituição, Yasmyne Martins, o equipamento também protege contra novas lesões na região da fratura.

Atleta Rachel recebendo instruções sobre o uso da máscara. (Foto: Reprodução / Basquete Unifacisa)
 

“Com a modelagem digital, conseguimos criar uma máscara que proporciona a mesma visibilidade de quando ele joga sem proteção. A máscara foi projetada para, caso ocorra uma nova lesão na mesma área, absorver o impacto sem comprometer a fratura já existente, garantindo mais segurança ao atleta”, pontuou.

Com o retorno, Rachel encontra uma Unifacisa afetada por duas derrotas seguidas. Nos dois últimos jogos, o Jack perdeu para o São Paulo e o vice-líder Flamengo. No momento, o Jacaré ocupa a 11ª posição e encara o Paulistano, às 19h30, na quinta-feira (27). O jogo será realizado no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Reprodução / Basquete Unifacisa

Veja também