João Pessoa vai sediar o Paraíba Beach Games em outubro e novembro
Evento vai reunir atletas de sete modalidades durante 45 dias nas areias da praia do Cabo Branco
6 de setembro de 2024

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer lançou nesta sexta-feira (06) a programação do Paraíba Beach Games. Durante 45 dias, entre os meses de outubro e novembro, o Busto de Tamandaré, em João Pessoa, vai ser palco de nove modalidades de areia: vôlei, futebol, cambio, handebol, cambio, triatlo, frescobol, beach tennis e natação, que serão divididas em competições estaduais, nacionais e regionais.

Como a capital paraibana será sede dos Circuitos Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia e dos Jogos Juventude, a ideia foi aproveitar a realização desses dois eventos para fomentar o esporte entre todas as idades, como explicou o governador João Azevêdo.

“Nós queremos transformar verdadeiramente João Pessoa na capital do esporte, não só de praia, mas ao ar livre. Nós decidimos fazer uma ampliação de arena do vôlei, para que ela possa suportar outros esportes, e vamos ocupar a praia por 45 dias em parceria com as confederações nacionais de cada esporte”, disse o governador.

A solenidade reuniu diversas autoridades do governo, representantes do comitê organizador dos Jogos da Juventude e o atleta George Wanderley. (Foto: Vitória Soares/Arena Correio)

Além das competições, alunos das escolas públicas terão a oportunidade de participar de oficinas esportivas. Além do incentivo ao esporte, o Paraíba Beach Games também vai divulgar a cultura e a gastronomia paraibana em uma área reservada para o artesanato.

“Nós vamos fomentar o esporte, vamos fomentar a economia aqui do nosso estado, a cultura e o lazer. Então, todos estarão unidos em torno desse projeto maior que é o Paraíba Beach Games”, explicou Lindolfo Pires, secretário de Juventude, Esporte e Lazer.

Estrutura que será montada na praia do Cabo Branco para sediar o Paraíba Beach Games. (Foto: Vitória Soares/Arena Correio)

Na programação, ainda acontecerá o “Jogo das Estrelas”, os medalhistas olímpicos Ricardo Santos e Juliana Silva vão jogar contra atletas de várias partes do mundo.

O objetivo é fazer com que o Paraíba Beach Games se torne um evento fixo no calendário esportivo do estado. “No próximo ano, não teremos os Jogos da Juventude, mas nós teremos preenchimento desse espaço com outras atividades esportivas e farão com que a cada ano teremos 45 dias de esportes de praias em eventos nacionais e internacionais”, falou o governador João Azevêdo.

Programação

  • 10 e 13 de outubro: Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
  • 16 a 20 de outubro: Circuito Mundial de Vôlei de Praia
  • 21 a 25 de outubro: Copa Nordeste de Futebol de Areia
  • 26 e 27 de outubro: Desafio Internacional de Beach Soccer
  • 26 e 27 de outubro: Campeonato de Frescobol
  • 26 e 27 de outubro: Cambio Voleibol
  • 29 de outubro e 03 de novembro: Brasileiro de Handebol de Praia
  • 05 e 10 de novembro: Paraíba Open de Beach Tennis
  • 16 e 28 de novembro: Águas abertas, triatlo e vôlei de praia – Jogos de Juventude

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

Veja também