O governador da Paraíba, João Azevêdo, visitou na última quinta-feira (31) o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo, onde conheceu as instalações e o modelo de gestão do espaço. A visita teve como objetivo colher experiências para implantar um centro de treinamento semelhante na Paraíba, próximo ao Almeidão, em João Pessoa, que ofereça suporte completo para atletas paralímpicos e fortaleça as políticas de inclusão por meio do esporte.
Durante a visita, João Azevêdo explorou toda a estrutura do Centro, que inclui desde instalações esportivas até um setor de hotelaria, e destacou a importância de uma iniciativa como essa para a inclusão e formação de paratletas na região paraibana.
“Nós vamos implantar um Centro Paralímpico no nosso Estado, que atenderá todo o Nordeste, oferecendo uma infraestrutura completa, não só para formar atletas, mas, principalmente, para incluir as pessoas com deficiência. O presidente do CPB, Misael Conrado, colocou sua equipe técnica à disposição da nossa, e estamos prontos para avançar nos detalhes desse grande projeto para a Paraíba”, afirmou o governador.
A previsão é que as obras do Centro Paralímpico da Paraíba comecem no primeiro semestre de 2025, em uma área próxima ao Estádio Almeidão, em João Pessoa.
“A construção será feita por etapas e, conforme forem sendo finalizadas, já começaremos a disponibilizar o espaço para uso. O centro contará com piscinas aquecidas indoor, uma pista de atletismo, áreas para lançamento de dardo, salto em altura e salto à distância, além de espaços fechados para modalidades como vôlei sentado e esgrima, entre outras,” detalhou João Azevêdo.
Destaque para atletas paralímpicos paraibanos
A Paraíba tem se destacado com atletas paralímpicos que conquistaram importantes medalhas nos Jogos de Paris 2024, que reforça ainda mais a relevância de um novo centro.
Além das conquistas individuais, a seleção brasileira de futebol de cegos, que usou a Paraíba como base para os treinos finais antes das Paralimpíadas, também confirmou que manterá João Pessoa como sede para o próximo ciclo de preparação.
Confira as conquistas dos paratletas paraibanos em Paris:
- Silvana Fernandes: bronze no parataekwondo;
- Cícero Nobre: bronze no lançamento de dardo, categoria F57;
- Joeferson Marinho: bronze nos 100 metros rasos, categoria T12;
- Emerson Ernesto: bronze no goalball, com vitória de 5 a 3 sobre a China;
- Petrúcio Ferreira: tricampeão paralímpico no atletismo;
- Ariosvaldo Fernandes: bronze no atletismo.