O talento vencedor está presente na família Piloto em dose dupla. Isso porque os dois irmãos, Arthur Piloto e Alexandre de Sousa Filho, foram campeões do Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu Kids 2025, em Roma, na Itália. A competição aconteceu durante os dois dias do último fim de semana e reuniu atletas de diferentes países.
O campeonato, organizado pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJFF Championship), marcou mais uma conquista na carreira dos jovens paraibanos. Com 15 anos, Arthur Piloto conquistou a medalha de ouro na categoria pesado faixa verde. O lutador deu os primeiros passos na modalidade aos oito anos e, de lá para cá, acumulou diversos títulos, como o campeonato europeu realizado na Irlanda, em 2023; foi bicampeão no mundial em Abu Dhabi e no Pan-Americano Kids, em Orlando, no Estados Unidos; quatro vezes campeão do Sul-Americano; tricampeão brasileiro e campeão continental.
Pela categoria pesado faixa cinza, Alexandre de Sousa, conhecido como Pilotinho, também faturou o ouro na competição. Com a conquista, o competidor se tornou o atleta nordestino mais novo a alcançar um título na modalidade em uma disputa europeia. Recentemente, em fevereiro deste ano, Pilotinho conquistou o bicampeonato no Sul-Americano de Jiu-Jitsu realizado no Rio de Janeiro.
O professor Valdênio Mendes falou sobre a vitória dos irmãos e projetou um futuro ainda mais promissor. “Isso porque o desempenho demonstrado pelos atletas, dentro e fora do país, revela não apenas disciplina, força e superação, mas, também, o compromisso com o esporte”, pontuou.
Agora, esse compromisso com o esporte irá acompanhar os paraibanos em mais uma missão nos tatames. Ao retornarem ao Brasil, os jovens se preparam para o Campeonato Brasileiro. A competição será realizada em junho no estado de São Paulo.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Divulgação / Assessoria