Após muita polêmica e troca de acusações, Flamengo e Federação Equatoriana de Futebol chegaram a um acordo para antecipar o retorno do atacante Gonzalo Plata ao Rubro-Negro.
Em nota oficial, o Flamengo informou que Plata retornará ao Rio de Janeiro na próxima sexta-feira (6). No dia anterior, Brasil e Equador se enfrentam em Guayaquil (EQU) pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Também no comunicado, o Rubro-Negro diz que as partes se entenderam em clima de “cordialidade”, e que a federação equatoriana pediu desculpas.
Confira a nota oficial
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Gonzalo Plata retornará ao Rio de Janeiro na próxima sexta-feira (6) para dar continuidade ao tratamento no joelho direito com o Departamento Médico do clube, com o objetivo de estar em plenas condições para disputar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
A decisão foi tomada após reunião entre os departamentos médicos do Flamengo e da seleção equatoriana, realizada na tarde desta terça-feira (3), em clima de cordialidade. Na ocasião, a Federação Equatoriana de Futebol apresentou suas considerações e se desculpou por qualquer mal-entendido ocorrido ao longo do processo. O Flamengo agradece à federação pela compreensão e pelo diálogo construtivo no desfecho do caso”.
Plata não joga pelo Flamengo desde o dia 1º de maio, contra o Botafogo (PB), pela Copa do Brasil. O atacante ainda se recupera de um edema ósseo no joelho direito.
O Rubro-Negro informou a condição clínica à federação do Equador, mas os equatorianos ignoraram os relatórios médicos do clube e convocaram mesmo assim o jogador para as partidas desta Data Fifa.
O Flamengo, inclusive, acusou a federação de ter enviado médicos para a casa de Plata, no Rio, à revelia do clube. O Rubro-Negro emitiu uma nota oficial repudiando toda a condução do caso por parte da seleção do Equador, dizendo que a mesma “interfere de maneira irresponsável no planejamento”.
Técnico do Flamengo, Filipe Luís também demonstrou preocupação. O treinador disse que Plata “até hoje estava na maca”. A declaração foi dada no último domingo, após a goleada por 5 a 0 sobre o Fortaleza.
Presidente da Federação Equatoriana de Futebol, Francisco Egas, por sua vez, resolveu rebater o Flamengo. O dirigente negou que o órgão tenha adotado tal postura e criticou também a fala do técnico Filipe Luís, que demonstrou preocupação com o caso.
Plata embarcou na última segunda-feira ao Equador para se juntar ao elenco do técnico Sebastián Beccacece. O atacante do Flamengo apareceu na concentração em imagens divulgadas pela seleção equatoriana. Seu aproveitamento na partida contra os brasileiros ainda não está confirmado.