Final do Paraibano 2024 terá duelo de técnicos com pouca longevidade no estado
Técnicos voltam a se encontrar no Campeonato Paraibano deste ano, agora valendo a taça estadual
Reinaldo Queiroz
6 de abril de 2024

Uma final de campeonato sempre reserva muita emoção e embates individuais. Em 2024, a decisão do Campeonato Paraibano não será diferente. Dessa vez, um dos grandes confrontos não estará nas quatro linhas, mas, sim, nas áreas técnicas do Marizão e do Almeidão, entre os técnicos Paulo Schardong, do Sousa, e Moacir Júnior, do Botafogo-PB, que, apesar dos bons feitos, têm trabalhos sem muita longevidade no futebol estadual.

Do lado do Belo, um treinador que conhece os caminhos para o título estadual, onde já venceu com o Treze, em 2020. Sob o comando do Alviverde, um técnico que vive grande fase, mas que nunca conseguiu levantar o troféu de campeão paraibano.

Um fato é que o Alvinegro da Estrela Vermelha e o Dinossauro terão dois comandantes sedentos por títulos à beira do gramado, que devem reger os dois times a dois grandes confrontos em campo.

Impactos distintos na chegada aos clubes

O mercado dos treinadores sempre foi muito agitado no futebol brasileiro. E, na Paraíba, não é diferente. Tanto Moacir como Schardong chegaram aos seus respectivos clubes com a temporada já em andamento. Porém, quando o assunto é impacto imediato, o comandante do Sousa larga à frente em comparação ao do Belo.

Paulo Schardong pode conquistar primeiro título paraibano da carreira (Foto: Jefferson Emmanuel)

Paulo Schardong foi anunciado pelo time sertanejo em 8 de fevereiro, após um mau ínicio do Dino no Paraibano, sob o comando de Renatinho Potiguar. Desde a estreia até o último jogo, o treinador só perdeu uma vez em 10 partidas. Todo esse retrospecto positivo ocasionou na recuperação e ida à final do Paraibano e às classificações históricas na Copa do Brasil, eliminando Cruzeiro, maior vencedor do torneio, e Petrolina. O bom trabalho dele já rendeu R$ 3,9 milhões em premiações, em três meses de temporada.

Além disso, um fator que chama atenção no time do Sousa pós-Schardong é a alma ”copeira” que os jogadores incorporaram em busca de resultados expressivos à nível nacional e estadual.

Já Moacir, que chegou ao Alvinegro da Estrela Vermelha para substituir Cristian de Souza, precisou contornar crises e muita pressão nos seus primeiros dias na Maravilha do Contorno. Se a equipe estava conseguindo bons resultados com o antigo comandante, com Moacir, a equipe passou uma sequência de cinco jogos, já de cara, sem vencer, o que resultou em protestos da torcida. A partir do sexto jogo, mesmo com a dificuldade no desempenho, o Botafogo-PB engatou uma reação e, no momento, chega para a decisão com uma invencibilidade de cinco jogos, sendo três vitórias e dois empates.

Técnico Moacir Júnior, do Botafogo-PB (Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB)

Técnicos com pouca longevidade na Paraíba

As carreiras dos dois treinadores têm algo em comum: poucas passagens por times paraibanos. Mesmo diante de bons trabalhos por clubes locais, Moacir Júnior e Paulo Schardong carregam no currículo boas campanhas em outros estaduais.

O ponto alto da carreira de Schardong, por exemplo, foi no futebol mineiro, dirigindo o Democrata-MV. Sob o comando da Pantera, o treinador acumulou feitos expressivos. Chegando ao clube em 2020, Schardong salvou a equipe da queda para a terceira divisão estadual. Em 2021, ele subiu o time para a elite do futebol mineiro. Já em 2022, ele conseguiu o melhor desempenho do Democrata no Campeonato Mineiro desde 2010. Além disso, o time foi campeão do Troféu Inconfidência, garantiu classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro e retornou à Copa do Brasil após 15 anos.

Essa é a terceira vez em que o treinador trabalha em clubes da Paraíba. O comandante de 52 anos já havia dirigido o Sousa em 2021, em meio às campanhas históricas com o Democrata. À época, ele esteve à beira do campo em 11 jogos, sete amistosos e quatro partidas oficiais. Foram sete vitórias, dois empates e duas derrotas. Antes disso, em 2013, Schardong integrou a comissão técnica como auxiliar de Oliveira Canindé na campanha do título da Copa do Nordeste, pelo Campinense.

Botafogo-PB x Sousa, pelo Campeonato Paraibano deste ano, no primeiro duelo entre os técnicos (Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB)

Pelo lado do time pessoense, Moacir Júnior está vivendo a sua segunda experiência no futebol paraibano. O mineiro de 59 anos possui um vasto currículo e conta com passagens por times como ABC, América-MG, Botafogo-SP, Náutico, Volta Redonda, entre outros. Fora da Paraíba, Moacir Júnior conquistou um título potiguar pelo América-RN em 2019 e um acesso à Série C do Brasileirão em 2021, comandando o ABC.

Antes do Belo, o primeiro trabalho no estado havia sido na campanha do título do Treze, em 2020. Na ocasião, Moacir assumiu o Galo na terceira rodada, engatou três vitórias consecutivas, eliminou o Botafogo-PB nas semifinais e foi campeão contra o rival Campinense, tirando o Alvinegro da fila que já durava nove anos. Meses depois, em setembro, o treinador decidiu entregar o cargo após a má performance do time na Série C do Brasileiro, que resultou no rebaixamento do Galo.

A bola rola neste sábado (6) para o primeiro encontro entre Paulo Schardong e Moacir Júnior, válido pela final do Campeonato Paraibano. O jogo será às 16h30, no Marizão. No próximo sábado (13), a decisão acontece no estádio Almeidão, em João Pessoa, também às 16h30.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também