Fábio Vasconcellos admite prioridade no trabalho das categorias de base da CBDV
Paraibano coordenará seleções de futebol de cegos, goalball e judô paralímpico
27 de setembro de 2024

O paraibano Fábio Vasconcellos, que já fez história no paradesporto como atleta e treinador, anunciou esta semana sua saída do cargo de técnico da Seleção Brasileira de Futebol de Cegos para assumir um novo desafio: o de coordenador técnico da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). Com a nova função, ele será o elo entre a diretoria, comissões técnicas e atletas das seleções de futebol de cegos, goalball e judô paralímpico, mas com um foco especial: fortalecer a formação de novos atletas nas categorias de base.

“A gente já vinha se preparando para isso. Estava esperando terminar Paris-2024. Vai entrar agora um novo presidente, que é o Helder Maciel. Ele me fez o convite, e a gente fechou para coordenar essa parte técnica dessas três modalidades”, explica Fábio, destacando que sua transição para esse novo papel é parte natural de sua trajetória.

“A vida da gente como jogador e treinador é um ciclo. Agora, vou para esse desafio, que tenho certeza que tenho como contribuir”, disse.

Uma das prioridades de Fábio no novo cargo será acompanhar de perto os processos internos e atuar diretamente no desenvolvimento da base, algo que ele fez questão de solicitar.

“Vou coordenar também a base, que foi uma coisa que eu pedi. É o futuro do paradesporto. Já temos atletas de quatro a seis anos treinando. A tendência é aparecer novos talentos”, concluiu.

Seleção brasileira de futebol de cegos faturou bronze em Paris (Foto: Kacper Pempel / Reuters)

Carreira vitoriosa

A carreira de Fábio Vasconcellos é marcada por conquistas expressivas, tanto como atleta quanto como técnico. Em Paris-2024, comandando a seleção de futebol de cegos, ele levou o time ao bronze. Anteriormente, brilhou nos Jogos de Tóquio-2020 e no Rio-2016, com duas medalhas de ouro. Além disso, foi destaque nas Copas do Mundo de Birmingham-2023, onde conquistou o bronze, e em Madri-2018 e Tóquio-2014, onde sagrou-se campeão mundial.

Nos Jogos Parapan-Americanos, Fábio também mostrou seu talento. Em Santiago-2023, Lima-2019 e Toronto-2015, o paraibano ajudou a Seleção Brasileira a garantir o ouro, consolidando-se como uma das figuras mais vitoriosas do paradesporto brasileiro.

Agora, à frente da coordenação técnica da CBDV, Fábio Vasconcellos encara o desafio de fortalecer ainda mais as modalidades paralímpicas, garantindo que a nova geração de atletas tenha a estrutura necessária para seguir sua trajetória de sucesso.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também