Evaristo Piza deixa comando do Botafogo-PB após campanha que salvou time do rebaixamento
Esta foi a quarta passagem do treinado no Alvinegro da Estrela Vermelha
4 de setembro de 2025

O técnico Evaristo Piza se despede mais uma vez do torcedor botafoguense. O treinador não seguirá no comando do Botafogo-PB durante a temporada de 2026 após a sua quarta passagem pelo clube. O profissional retornou ao time, este ano, já com a Série C do Campeonato Brasileiro em curso. Com poucos jogos restantes para o fim da primeira fase da Terceirona, ele termina sua atuação garantindo a permanência do Belo na terceira divisão nacional.

A campanha do Alvinegro da Estrela Vermelha durante o Brasileirão não estava resultando em saldos positivos. Com um jejum de vitórias que acompanhava o time há quatro jogos e abrindo a zona de rebaixamento da competição, na 17ª posição, a solução era trazer o profissional paulista para recolocar o time na briga pela classificação.

A saída entra na contramão do que havia sido levando pelo Alvinegro da Estrela Vermelha no início do mês de agosto. À época, o empresário Filipe Félix, investidor da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), tinha afirmado que a renovação do treinador para a temporada 2026 estava “bem encaminhada”.

A reestreia de Piza com o Belo aconteceu em julho, contra o Londrina, pela 12 rodada. O time carimbou a vitória e parecia respirar um pouco mais para a sequência da competição. Apesar disso, o time até emplacou algumas sequências positivas, mas em jogos decisivos pela parte de baixo da tabela e fora de casa, a equipe paraibana não conseguiu manter o mesmo ritmo.

Evaristo Piza, técnico do Botafogo-PB (Foto: Cristiano Santos)

O treinador deixa o clube com os resultados de quatro vitórias, um empate e três derrotas. Mesmo evitando o rebaixamento do Botafogo-PB, o desempenho não foi suficiente para o time garantir uma vaga no quadrangular. Em números gerais, o clube terminou a campanha na Terceirona com a 13ª colocação, somando 23 pontos e fechando com seis vitórias, cinco empates e oito derrotas.

Figura importante em salvar o Alvinegro do rebaixamento, esta é a quarta passagem do paulista na equipe paraibana. A história com o Belo começou ainda em 2018, se estendeu por 2019 e, posteriormente, no ano seguinte. Em 2020, em um cenário semelhante ao atual, ele foi chamado para evitar a queda do time para a quarta divisão.

Antes de retornar ao clube em 2025, Piza teve uma atuação em 2024. Naquela temporada, conduziu o time até a fase mata-mata, terminando a primeira etapa como líder do grupo e embalando uma campanha histórica do Alvinegro da Estrela Vermelha na Terceirona. Apesar disso, o grupo não teve o mesmo desempenho no quadrangular e terminou a temporada sem o acesso.

Agora, Evaristo Piza encera mais um ciclo no Botafogo-PB, somando passagens que salvaram o time de quedas e que também trouxeram bons feitos para o clube. Com o Belo, ele já conquistou o título do Campeonato Paraibano e o vice da Copa do Nordeste, ambos em 2019.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: João Neto / Botafogo-PB

Veja também