Estupidez assumida e treta com engenheiros: as frases do GP do Canadá de F1
Grande Prêmio do Canadá foi marcada por momentos tensos dentro da pista e na comunicação pelo rádio entre pilotos e engenheiros
Éder Traskini, da Folhapress
16 de junho de 2025

George Russell venceu pela primeira vez na temporada no Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, mas longe da liderança tranquila do britânico, a corrida reservou treta entre pilotos e engenheiros pelo rádio, além de uma “estupidez” que custou caro a Lando Norris a quatro voltas do fim. Confira as frases do GP:

Estupidez de Norris

A quatro voltas do fim da corrida, Lando Norris tentou ultrapassar Oscar Piastri em duelo que valia a quarta colocação da corrida, mas bateu contra o muro na reta dos boxes. O britânico chegou a ultrapassar antes da reta, mas levou o ‘X’ do australiano. Quando tentou novamente a ultrapassagem, colocou o carro onde não havia espaço, bateu no muro e saiu da corrida. Ele assumiu a culpa pelo erro.

“Desculpe. Foi tudo minha culpa. Infelizmente. Desculpe, fui estúpido”, disse Lando Norris.

A decisão custou caro a Norris, já que Oscar Piastri aumentou a vantagem na liderança do campeonato em 12 pontos com o quarto lugar. Agora, o australiano soma 198 contra 176 de Norris, Verstappen é o terceiro com 155.

Treta no rádio

Alex Albon, da Williams, protagonizou duas discussões com seu engenheiro pelo rádio. Na primeira, no começo do corrida, ele se recusou a ir para os boxes e, na mesma volta, acabou ultrapassado por Bortoleto e Alonso. Já no fim, novamente se estranhou com o engenheiro.

“Realmente não entendo por que vocês não me escutam. Isso realmente me incomoda”, disse Alex Albon.

Leclerc também foi outro a discutir com seu engenheiro. O piloto da Ferrari foi avisado que iria para o plano B e opinou sobre utilizar o plano C.

Depois, voltou a questionar a decisão da escuderia.

“Por que nós paramos? Eu falei que meus pneus estavam bons”, disse Charles Leclerc.

Alonso poucas ideias

O espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, também deu ‘no meio’ da sua equipe, a Aston Martin. Pelo rádio, o engenheiro pediu que ele entrasse mais gentilmente em determinadas curvas.

“Nós estamos correndo, não estamos testando”, disse Fernando Alonso.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Divulgação/F1

Veja também