Casa de muito times da cidade de Campina Grande e de clássicos do futebol paraibano, o estádio “O Amigão”, completa 50 anos em 2025. Para comemorar esta data, o estudante de jornalismo Jilton Joselito de Lucena Ferreira, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vai lançar o livro “O colosso da Borborema – 50 anos do estádio Ernani Sátiro, ‘O Amigão’”, sobre o meio século de fundação do local. O lançamento será no dia 8 de março, às 10h, no Estacionamento de Imprensa do estádio, na Rainha da Borborema.
Jilton Joselito é formado em história pela UEPB e, recentemente, é estudante do curso de jornalismo da unidade de ensino. No curso de comunicação, o autor está no 2º período da formação. O livro, iniciado em 2022, surgiu quando o escritor se preparava para o mestrado em história, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A ideia partiu da sua dissertação, que tratou sobre o radiojornalismo esportivo da cidade.
Fundado em 8 de março de 1975, o estádio Ernani Sátyro comemora os 50 anos no próximo sábado. Foi pensando nisso que o estudante decidiu colocar o dia de lançamento da obra para a mesma data, que, na época, também foi em um sábado.
O livro aborda a história do estádio antes da construção e como a imprensa foi fundamental para torna o projeto possível. Além disso, a obra traz dados anteriores à construção e, também, das primeiras movimentações do futebol em Campina Grande, datadas do século passado.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Estefinho Francelino