O atleta paraibano Joeferson Marinho foi promovido à medalha de prata na prova dos 100m T12 (categoria para atletas com deficiência visual) dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, após a desclassificação do turco Serkan Yildririm. A decisão foi anunciada na noite dessa terça-feira (4) pela organização do evento.
A final da prova, realizada em 31 de agosto, havia consagrado Yildririm como o vencedor, com um tempo de 10s70. O segundo lugar tinha ficado com o norte-americano Noah Malone, com 10s71, enquanto Joeferson Marinho completou o pódio na terceira posição, registrando 10s84. No entanto, a Federação Internacional de Paratletismo confirmou a desclassificação do turco, sem divulgar, até o momento, detalhes sobre o motivo da decisão.
Com o novo resultado, Noah Malone assume o ouro, Joeferson Marinho passa a ser o medalhista de prata, e o britânico Zachary Shaw, que havia terminado a prova em 10s94, herda o bronze. Ainda não há também confirmação sobre uma possível nova cerimônia de premiação.