Dourado destaca ‘mentalidade forte’ do Botafogo-PB antes de sua 1ª final na Paraíba
Atacante foi convidado para um bate-papo no programa Correio Esporte, da TV Correio, na última quinta
22 de março de 2025

Com quatro gols marcados em sete jogos na temporada 2025, Henrique Dourado vive um bom momento no Botafogo-PB. Às vésperas da decisão do Campeonato Paraibano contra o Sousa, que acontecerá às 17h deste domingo, no Marizão, o atacante foi convidado para um bate-papo no programa Correio Esporte, da TV Correio. Na conversa, ele falou sobre a fase que vive no Belo, a força mental do elenco, o novo momento do clube e o frio na barriga antes da busca pelo primeiro título com a camisa alvinegra.

Assista à entrevista completa no link abaixo. A seguir, confira todos os tópicos abordados com o camisa 9 do Botafogo-PB.

Leia a íntegra da entrevista

  • Como está a preparação para a final?

“A nossa preparação tem sido bastante produtiva. Essa semana nós sabemos que é uma semana decisiva para todos nós. A expectativa está muito boa para que possamos conseguir o nosso objetivo. Então, acredito que já começa o frio na barriga, né? O que é normal do atleta. A maioria dos atletas passa por isso. Mas a expectativa está muito boa, muito bacana. A gente espera poder dar o nosso melhor e conseguir o nosso resultado.”

  • Frio na barriga

“Tem que dar. sempre dá. A partir do momento que a gente perder esse friozinho na barriga, essa ansiedade antes da partida, antes da bola rolar… Isso é normal. No dia que perder, é melhor parar. Aí para, né?”

  • Experiência de ter jogado no Marizão

“Sim, a atmosfera de lá é diferente, né? A gente enfrentou uma dificuldade muito grande no nosso primeiro jogo, no nosso primeiro confronto com eles, e estamos esperando também um jogo muito difícil novamente. Estamos nos preparando para enfrentar esse jogo com qualquer circunstância que vier a aparecer na partida. A gente tem que estar com a mentalidade bem forte. O nosso grupo tem demonstrado isso durante o Campeonato Paraibano, e acho que agora é o momento de continuarmos com esse mesmo pensamento. Sabemos que lá vai ser um jogo muito difícil, mas vamos em busca de fazer um bom jogo.”

Henrique Dourado comemora gol no Marizão, ainda na primeira fase, em jogo recheado de polêmica nos bastidores (Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB)
  • Sobre as farpas entre as equipes

“É uma equipe muito difícil de enfrentar lá (Marizão), quando eles estão sob seus domínios. Eles já conhecem muito bem o campo. Nós esperamos que não aconteçam alguns episódios que ocorreram na última partida. Sabemos que estamos preparados para o que vier. Temos que estar com a cabeça boa para que possamos voltar de lá com um bom resultado.”

  • Regularidade técnica

“Acredito muito que a preparação que eu fiz após o encerramento da Série C do ano passado foi fundamental. Minha preparação, junto com o meu personal, foi muito bacana, e o meu retorno para cá também, com as coisas externas muito favoráveis ao atleta, tem sido bastante positiva para o nosso trabalho no dia a dia. Isso também ajuda bastante.

Eu sou um atleta que, em todos os clubes por onde passei, precisei de minutos jogando, precisei de sequência. Aqui, no Botafogo-PB, venho tendo essa sequência, venho tendo essa minutagem, e isso tem sido importante. Não me vejo em um papel de titular absoluto. Temos excelentes atacantes, como Kauê, Mariotto, entre outros. Estamos sempre em uma disputa sadia, e acho que isso é importante porque um atleta eleva o nível do outro. Se eu estou vivendo esse momento, é porque sei que, se eu der mole, alguém vai entrar. Então, essa disputa sadia é muito importante. Quem ganha é o Botafogo-PB.”

  • O que mudou no Belo de 2024 para cá?

“Acho que o departamento de futebol tem feito um trabalho bem bacana. Desde o suporte aos atletas, em termos de alimentação e concentração, isso nos auxilia muito e potencializa aquilo que o Botafogo-PB almeja dentro do plano e formato da SAF. Isso tem sido fundamental para que a nossa equipe atinja a alta performance, o alto nível. A gente planta para colher. Tem sido plantado coisas boas, e tenho certeza de que a colheita será boa também.”

Henrique Dourado, atacante do Botafogo-PB, comemora seu primeiro gol no retorno ao Belo, em 2025 (Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB)
  • O que tem feito o torcedor ter mais confiança no time?

“A gente entende o lado do torcedor, sem dúvida nenhuma. O torcedor está sofrido, está sofrendo por sempre passar por diversas situações difíceis. Porém, acreditamos que, com o nosso trabalho dentro de campo e dando a resposta dentro de campo, o torcedor já voltou a nos apoiar.

Tenho certeza de que, se conseguirmos um bom resultado lá, sem dúvida nenhuma, o Almeidão estará lotado no segundo jogo.

Nós sofremos com tudo o que aconteceu, mas não podemos carregar esse peso. Não podemos levar isso conosco. Temos que seguir em frente. São novos atletas, novas pessoas por trás desse projeto. Precisamos ter essa mentalidade de vencer, de buscar a nossa melhor performance. Nosso objetivo principal é manter o nível alto, para que possamos colher os resultados e dar esse respaldo ao torcedor e a toda diretoria.”

  • Sorteio da Copa do Brasil

“Agora, nós sabemos que só tem equipe de Série A. Temos que estar preocupados em fazer o nosso trabalho. É óbvio que agora chegou o momento em que não tem para onde correr. O campeonato é assim. Não tenho preferência, não.”

  • Chegou o momento de ser ídolo no Belo?

“Meu principal objetivo é que possamos vencer e alcançar as metas do ano. Obviamente, quero marcar o meu nome na história do Botafogo-PB, esse é um desejo meu. Tanto que aceitei retornar ao clube porque, no ano passado, senti que fiquei devendo. Esse foi um dos motivos do meu retorno para cá. Espero que, este ano, possamos continuar deixando a nossa marca e o nosso legado no Botafogo-PB.”

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: João Neto / Botafogo-PB

Veja também