A preparação dos atletas paraibanos dos esportes aquáticos para a temporada 2025 precisou começar mais cedo. É que os Campeonatos Brasileiros de Inverno, tradicionalmente realizados em junho, foram antecipados por causa do calendário internacional. Assim, as competições nacionais foram antecipadas, para que os atletas brasileiros possam ter tempo hábil para classificação.
No Brasil, cada categoria conta com dois campeonatos nacionais ao longo do ano: o Brasileiro de Inverno, geralmente entre maio e junho, e o Brasileiro de Verão, no final do ano, entre novembro e dezembro. Em 2025, a programação precisou ser ajustada para atender aos prazos das competições internacionais da World Aquatics.
O Campeonato Brasileiro Júnior e o Campeonato Brasileiro Sênior estão sendo realizados de forma simultânea, em Recife, com provas que começaram na terça-feira (13) e seguem até sábado (17). A Paraíba está sendo representada por 13 atletas, distribuídos entre o Clube dos Oficiais da Paraíba (COPM), Esporte Clube Cabo Branco/Aqua R1, Grêmio Vila Olímpica e SESI Campina Grande.
Conquista
A nadadora paraibana Giovanna Campos já conquistou sua primeira medalha, ficando com o terceiro lugar nos 400 metros medley. Completar a prova em 5 minutos e 14 segundos fez com que ela quebrasse o recorde paraibano da modalidade, que ainda perdurava desde 2004.
A Paraíba também terá representantes em outra competição. O Campeonato Brasileiro Juvenil acontecerá em Uberlândia-MG será entre os dias 27 e 31 de maio, e o Campeonato Brasileiro Infantil está previsto para junho, com datas e locais a serem confirmados.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Reprodução / Instagram / @giovanadadora