Faltando ainda duas partidas para o encerramento do Campeonato Paraibano de 2024, a Paraíba já sabe seus representantes na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano: Sousa, por ser um dos finalistas da competição estadual, e o Treze, por ser o terceiro colocado. Mas o Serra Branca e o CSP ainda têm chances de entrar na competição nacional. E não é difícil explicar essas possibilidades.
Inicialmente, o Serra Branca ficará com uma das vagas na Série D, caso Treze ou Sousa conquiste o acesso para a Série C. Com relação ao CSP, o Tigre só conseguiria uma vaga na quarta divisão caso Galo e Dinossauro ascendam à terceira divisão nacional.
O Serra Branca fez planejamento para conquistar calendário no próximo ano. A proposta era brigar para herdar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e até buscar participação na Copa do Brasil e Copa do Nordeste. O time comandado pelo treinador Raniele Ribeiro até que chegou na fase semifinal, alimentando as expectativas dos dirigentes, comissão técnica, jogadores e torcedores.
Na semifinal, o Carcará teve o Botafogo-PB como adversário. Na primeira partida, disputada no estádio Almeidão, em João Pessoa, foi registrado o empate em 0 a 0. Porém, no jogo de volta, no estádio Amigão, em Campina Grande, o Belo venceu por 2 a 1, afastando as chances de o time chegar e emplacar calendário em uma competição nacional.
Já o CSP foi eliminado ainda na primeira fase do Campeonato Paraibano, ficando na quinta colocação, com 13 pontos, a um de ingressar no G-4.