Conheça Maria Oliveira, judoca da Paraíba número 1 no Meeting Nacional
Maria é a primeira paraibana a conquistar o pódio da competição
16 de fevereiro de 2025

Conciliar estudo, trabalho e treino é uma realidade desafiadora para muitos atletas. Foi enfrentando todas essas barreiras que a paraibana Maria Oliveira, de 19 anos, subiu ao pódio no Meeting Nacional de Judô e se tornou a número um da modalidade. Neste mês de fevereiro, a judoca participou da competição, em Brasília, e foi a primeira atleta do estado a conquistar medalha de ouro no campeonato.

O Meeting Nacional de Judô reúne as oito melhores atletas do país. Na categoria sub-21, Duda, como é chamada, venceu a competidora do Flamengo na grande final. Além da conquista histórica para a Paraíba, a judoca é a primeira nordestina a liderar o ranking nacional. A paraibana foca agora em outras competições e pontuou o desejo de participar de eventos internacionais, visando subir no ranking mundial da modalidade.

Maria Oliveira faz parte do projeto social Dojokan Planalto, localizado no Planalto da Boa Esperança. Pela Academia, a judoca já conquistou diversos títulos e, agora, celebra mais um. Multicampeã no Judô, Duda destacou a dificuldade do Meeting, mas afirmou que estava preparada para enfrentar o desafio.

É uma competição muito forte. São as oito melhores do Brasil. Eu sabia que seria uma competição muito forte. Eu não sabia o quanto as meninas tinham treinado. Eu sabia que eu queria muito e não desacreditei de mim em nenhum momento. A todo momento eu repetia, eu dizia ‘Senhor, eu sei que eu consigo, mas deixa eu provar que eu consigo’ Jesus foi fiel comigo, como Ele sempre é. Eu consegui fazer lutas bastante tranquilas, só a final que foi um pouquinho apertada, porquê é final, né? disse Maria.

Com o título no Meeting, a judoca conquistou duas vagas para representar o Brasil em duas competições. A primeira é o Pan-Americano do Rio de Janeiro, que acontece em Março. Também no mesmo mês, a jovem garantiu uma vaga no Circuito Europeu, que percorre países como Alemanha, Itália e Portugal. Para conseguir participar dessas duas competições e representar o país, Maria busca agora apoio financeiro.

Aos 19 anos, Duda já foi campeã brasileira no sub-15, campeã sul-americana escolar no Paraguai e vice-campeã no Pan-Americano do México. No ano passado, a paraibana foi vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Judô sub-21. Além dos treinos como judoca, Maria Oliveira estuda pedagogia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dá aulas em duas escolas e em dois projetos sociais. A jovem concilia estudo, trabalho e treino. A força, a garra e a determinação da judoca inspiram as crianças que fazem parte do projeto.

Confira no Correio Esporte a reportagem completa de Maria Oliveira:

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Serginho Montenegro / TV Correio

Veja também