Amauri Aquino
Pelos Gramados da Paraíba

Jornalista versátil e apaixonado por esportes. Nascido e criado na capital paraibana.

Uma década de decepções no quadrangular final da Série C
23 de setembro de 2024

O Botafogo parece ter feito das frustrações um hábito perigoso e rotineiro. O Alvinegro da Estrela Vermelha, que já amargava uma má fase, segue acumulando feitos… só que negativos.

Desde a última temporada, segundo levantamento realizado pelo Arena Correio, o Belo venceu apenas uma vez na fase decisiva, quando o time deveria estar brigando pelo acesso.

E, agora, restou — definitivamente — uma última oportunidade diante do Volta Redonda no próximo sábado, às 17h30, no Raulino de Oliveira, para mudar os rumos dessa história ou cravar mais um recorde indigesto: 10 jogos sem vencer no quadrangular final do torneio. Dez! Nem os rivais mais ácidos previram uma sequência tão desmoralizadora.

A última vitória nessa fase foi diante do Amazonas, no Almeidão, em setembro do ano passado, na estreia do quadrangular final de 2023. À época, parecia ser um lampejo de esperança, que logo foi apagado após as consecutivas derrotas para Paysandu, Volta Redonda e a própria Onça.

Um enredo de terror que insiste em se repetir, e os pesadelos parecem cada vez mais reais. Apesar da campanha promissora na primeira fase — a melhor da sua história —, o Botafogo-PB mais uma vez se revela especialista nesses fracassos decisivos.

Até aqui: dois empates insossos, um gol solitário (e de pênalti) e inacreditáveis 16% de aproveitamento. O Belo ostenta a pior campanha entre os oito times que ainda lutam por uma vaga na Série B.

O time que, na teoria, deveria ser favorito, parece ter escolhido um caminho alternativo: o da mediocridade na reta final, e ensinado ao torcedor que, bem mesmo, o Botafogo tem feito é de lembrar como não se chega ao topo.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB