João Trindade é cronista esportivo, com larga experiência. Foi auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba.
A Torcida Jovem do Botafogo tem razão de estar revoltada, furiosa; afinal, já faz tempo que temos essa cantilena de “nadar, nadar e morrer na praia”.
Mas não tem razão quando diz que vai incentivar a que os torcedores não compareçam ao Almeidão. Não ir é um direito dela; e isso se respeita. Mas desestimular a ida do torcedor a campo já não é direito. Torcedor que é torcedor apoia sempre a equipe, mesmo estando ela em maus lençóis.
A verdade, que ninguém tem coragem de dizer, e eu sempre tive, é a seguinte:
A Paraíba, no momento, não tem condição de ter time na série B. O Campinense foi, uma vez, por uma “fúria”; e assim mesmo voltou, de imediato, à série C. Assim acontecerá com o Botafogo, caso chegue.
Não adianta sonhar! A Paraíba é um estado cujo futebol é pobre e a modalidade, hoje, não depende apenas das quatro linhas. Não adiantam elenco e técnico bons…
O futebol atual é muito parecido com a política partidária.
Antigamente, o sujeito ia ser presidente de um time, porque era fanático por ele; gastava dinheiro do próprio bolso, para ver o clube brilhar…
Hoje, como na política partidária, os tempos são outros; jogadores não jogam mais “por amor”; técnicos trazem o “elenco” deles quando chegam a um clube; dirigentes (salvo as sempre existentes exceções) não têm mais ligação afetiva com o time…
Conformem-se, verdadeiros torcedores do Botafogo: é quase impossível o time chegar à série B este ano. Ficará (quem sabe) para o ano que vem.
Alvi-rubros na dianteira
Auto Esporte e Esporte de Patos, tudo indica, voltarão à 1ª divisão do campeonato paraibano.
É claro que estou torcendo por isso. Os dois alvi-rubros voltarem seria muito bom para João Pessoa e para a cidade sertaneja. Botafogo e Nacional terem concorrência seria salutar para os hoje hegemônicos das duas cidades.
Isto é: Se atropelos não acontecerem no Esporte. como já tivemos notícias no passado.