Júlio Silva
Pitstop Arena

Repórter do Portal Correio e comentarista do "Correio Esporte", apaixonado por futebol e pelo universo das corridas

Temos um campeonato (… será?)
26 de junho de 2024
Pódio do GP da Espanha, com Norris em 2º, Verstappen em 1º e Hamilton em 3º

Max Verstappen venceu novamente no GP da Espanha. Até aí, nenhuma novidade. Porém, a dominância do holandês que se desenhava no início da temporada parece dar sinais de enfraquecimento.

Verstappen liderou boa parte da corrida, mas a Red Bull não dá mais aquele “passeio no parque” a cada domingo: em Mônaco, por exemplo, não conseguiu encontrar o ritmo ideal e a vitória acabou ficando com Leclerc e a Ferrari. 

Se no principado, o problema era o circuito (que não favorecia muito o carro extremamente aerodinâmico dos taurinos), na Catalunha, um circuito com uma reta longa e muito mais seletivo, a McLaren – em especial, Lando Norris, mostrou que pode ter encontrado o caminho para um carro que possa disputar em condição de igualdade com o atual campeão.

Norris, inclusive, fez a pole e a melhor volta do GP, e ainda protagonizou uma boa disputa com George Russell (Mercedes) durante a corrida.

Com o resultado, o inglês se coloca como sombra de Max nessa temporada. Quatro segundos lugares e um quarto lugar nas últimas 5 corridas confirmam o ótimo momento dele na temporada, tanto que já chegou a vice-liderança do campeonato de pilotos com 150 pontos.

O campeonato segue no próximo fim de semana, com o GP da Áustria. Será que a Red Bull vai fazer prevalecer o “fator casa” e vencer ou teremos alguma surpresa? Vale lembrar que esta etapa tem a corrida no formato Sprint, colocando mais pontos em disputa – o que pode embolar um pouco mais o campeonato.

Quem fica e quem sai do grid em 2025

A temporada já se aproxima da sua metade e as especulações sobre trocas de pilotos já começam. De acordo com a imprensa austríaca, Daniel Ricciardo pode estar encerrando seu ciclo na RB (talvez na Fórmula 1), pois Liam Lawson, neozelandês que fez cinco corridas pela equipe no ano passado substituindo o australiano, está sendo considerado para formar dupla com Yuki Tsunoda.

E essa informação partiu logo de uma das figuras mais importantes da Red Bull, o consultor Helmut Marko. Ele afirma que a equipe deve manter sua característica de “time júnior” e deve contar com dois pilotos jovens.

Portanto, é muito mais que especulação… E pelo histórico dele com mudanças de pilotos, pode-se até considerar que Ricciardo nem chegue ao fim da temporada, dependendo de seu desempenho nas próximas corridas.

Outro que deve estar dando adeus ao fim desta temporada é Nico Hulkenberg. De acordo com o portal holandês RacingNews365, o alemão da Haas será substituído por Oliver Bearman. 

O jovem inglês, que é cria da academia da Ferrari, impressionou ao substituir Carlos Sainz no GP da Arábia Saudita no começo desta temporada, pontuando logo em sua primeira oportunidade na categoria com um 7º lugar.

O anúncio de Bearman na Haas seria feito no fim de semana do GP da Grã-Bretanha, em Silverstone.