Paulista em terras paraibanas, formada em Jornalismo pela UFPB. Apaixonada por esportes, especialmente, pelo futebol.
Um antigo sonho do futebol feminino nordestino parece estar prestes a sair do papel. Se tudo caminhar, em 2025, teremos uma espécie de Copa do Nordeste Feminina. Isso porque o governo de Alagoas confirmou a expansão da Copa Rainha, que vai ser tornar regional a partir do próximo ano.
Os secretários de esportes dos noves estados da região aprovaram por unanimidade a regionalização da competição que se tornou uma das mais tradicionais de Alagoas. A aprovação durante uma reunião do Consórcio Nordeste, em João Pessoa, no mês de novembro.
A Copa Rainha Marta foi criada em 2015, com oito equipes participantes. De lá para cá, a competição foi crescendo e chegou em sua oitava edição com 32 times. O nome é uma homenagem à Marta, que nasceu em Alagoas e se transformou na maior jogadora de todos os tempos.
Para 2025, a ideia do novo formato é reunir equipe dos nove estados da região Nordeste. A previsão é que o torneio seja disputado em novembro, na cidade de Maceió. Mas, antes, cada estado vai fazer uma seletiva para a montagem dos times e escolha das atletas.
A única vez que houve uma Copa do Nordeste Feminina foi em 2018. A competição chamada de Taça Cidade do Paulista Futebol Feminino do Nordeste foi organizada pela Prefeitura de Paulista com apoio da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE). Ao todo, 24 equipes disputaram o campeonato que teve o Sport como campeão.
Em 2022, a Liga do Nordeste propôs que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) incluísse o Nordestão Feminino no calendário de competições, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, coordenada pelo Ministério da Cidadania. No entanto, a proposta só ficou no papel e até agora não foi efetivada.
Com a regionalização da Copa Rainha Marta, surge uma nova esperança para o futebol de mulheres nordestino. Talento e vontade de jogar não faltam para as jogadoras, no entanto, as equipes do Nordeste sofrem com a falta de incentivo e calendário ao longo do ano. Quem sabe, a partir de próximo ano, poderemos ver novas “Martas” sendo reveladas.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Ascom Selaj