Júlio Silva
Pitstop Arena

Repórter do Portal Correio e comentarista do "Correio Esporte", apaixonado por futebol e pelo universo das corridas

Sainz na Red Bull: enfim um companheiro à altura de Verstappen?
25 de abril de 2024
Carlos Sainz

Com as recentes movimentações do mercado de pilotos da Fórmula 1 – com a maior dela sendo a ida do heptacampeão Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari em 2025, já começam as especulações de quem serão os pilotos das principais equipes do grid a partir da próxima temporada.

Uma das teorias mais veiculadas nos últimos dias é que o espanhol Carlos Sainz, que irá ceder a vaga na equipe italiana para o inglês, será um dos pilotos da Red Bull (e vai sobrar para o coitado do Pérez…)

Sainz não é estranho ao ambiente taurino: foi ‘cria’ do programa de desenvolvimento de pilotos da equipe austríaca. Estreou na equipe Toro Rosso, coincidentemente ao lado de Max Verstappen. Porém, decidiu dar seus próprios passos na categoria e rodou por Renault, McLaren e, enfim, Ferrari.

Em sua passagem pela Scuderia, vem se mostrando um piloto consistente: venceu pelo menos uma corrida nos últimos três anos – nesta temporada, venceu uma (no GP da Austrália) e marcou mais dois terceiros lugares (Bahrein e Japão). Se não tivesse perdido o GP da Arábia Saudita por conta de uma apendicite, provavelmente seria o vice-líder do campeonato nesse momento.

Mas, uma outra proposta pode fazer Sainz deixar de lado a melhor equipe do momento: a possibilidade de ser o principal nome da Audi, que chega à categoria a partir de 2026.

A montadora alemã vem disposta a investir muito dinheiro e tem know-how para grandes projetos no automobilismo: uma das maiores vencedoras das 24 Horas de Le Mans, com 13 conquistas, a fábrica de Ingolstadt também fez história no Mundial de Rali, também teve equipes no DTM, Fórmula E e este ano conquistou o Rali Dakar pela primeira vez – curiosamente, com o pai de Sainz no volante.

E como nos últimos dias Sainz – o filho – também passou a ser especulado pela imprensa europeia na Mercedes, outro nome surge como opção para as “Quatro Argolas”: Sebastian Vettel.

A volta do tetracampeão lembraria muito o regresso de outro alemão consagrado mundialmente: Michael Schumacher, que em 2010 deixou de lado sua aposentadoria da Fórmula 1 para comandar o projeto da bem-sucedida volta das Flechas de Prata à categoria.

Muita coisa ainda deve acontecer na temporada e tudo deve ser definido apenas na segunda metade do campeonato. Mas, assim como o anúncio bombástico do casamento Hamilton-Ferrari,  surpresas pelo meio do caminho não estão descartadas.

Mais mudanças

Falando em Red Bull, um grande nome da equipe pode estar de saída: Adrian Newey, que projetou os carros campeões com Sebastian Vettel e Max Verstappen.

Nos últimos dias, cresceram os rumores de que o projetista, que já era consagrado por projetar carros campeões na Williams e McLaren, pode estar de malas prontas para a Ferrari.

Caso isso se confirme, os italianos estão fazendo um movimento parecido com o que fizeram quase três décadas atrás, em 1996: formaram um supertime com Jean Todt, Ross Brawn e Michael Schumacher para acabar com a seca de títulos que durava desde 1979.

Não demorou muito para que a equipe dominasse completamente a categoria, ganhando seis títulos de construtores seguidos (entre 1999 e 2004) e cinco de pilotos, com Michael Schumacher, entre 2000 e 2004.