Radialista e designer gráfico, apaixonado pela família e pelo futebol de base e amador
Em campo de barro, o amor ao futebol é real. Desde cedo, as crianças são vistas correndo descalças pelos campos de terra batida, improvisando gols com pedras e sonhando em ser os próximos craques. O futebol, aqui, não é apenas um esporte; é uma paixão que une gerações, famílias e amigos.
No campo do Guará, localizado no bairro Funcionários II, em João Pessoa, existe uma história de paixão pelo esporte, onde dois irmãos batalham dia a dia por esse amor ao futebol. Robson Xavier, criador do Projeto Social Guará Esporte Clube, realiza um trabalho de educação e inclusão sociocultural através do esporte para crianças e adolescentes.
“Desde 2011 que estamos com o projeto Guará. A gente vem dando oportunidade a vários atletas. Mesmo não chegando a serem jogadores profissionais, eles seguem os seus caminhos como cidadãos de bem. Não recebemos nenhum apoio. A gente faz isso por amor, pela vontade de ajudar o próximo. O grande objetivo é tirar os jovens do mundo das drogas”, disse Robson Xavier.
A importância de projetos como esse é fundamental na vida dos garotos.
“Eu sonho em ser jogador profissional. O projeto do Guará vem me auxiliando para isso”, comentou Júnior, atacante do Guará.
“O Guará me deu oportunidade e estou lutando para ser jogador profissional”, disse Jhonatas Jacaré, volante do Guará.
“Meu sonho é ser jogador profissional, e o Guará vem me dando essa oportunidade “, disse Kauan Erick, meio-campo do Guará.
Também temos famílias trabalhando juntos. Pai e filho lutam em busca dos seus sonhos.
“O fato de ser pai ajuda. O que vem de resultado, a gente vai receber dando muitos abraços”, disse Abdala, preparador de goleiros do Guará.
“Meu pai sempre me acompanha nos treinos. Nos jogos, ele é fundamental”, disse Abdala, goleiro do Guará.
Nos fins de semana, o bairro inteiro se transforma. O campo principal, cercado por uma multidão vibrante, se torna o centro da comunidade. Ali, gerações se reúnem para acompanhar o futebol acontecer na sua melhor essência, e os campeonatos são um capítulo à parte. As partidas são disputadas com intensidade, e cada gol é comemorado como se fosse a vitória de um campeonato mundial.
Cézar Xavier é o responsável pelos campeonatos de base e amador no campo do Guará.
“Tem equipes tanto de João Pessoa quanto de outras cidades. Eu vi a necessidade de fazer as competições, e isso vem crescendo cada dia mais no futebol de base, do amador e do veterano”, comentou Cézar Xavier, criador da Copa João Pessoa.
As histórias dos heróis locais que começaram jogando naquelas mesmas condições são passadas de boca em boca, inspirando os mais novos a persistirem em seus sonhos. Em campo de barro, o futebol é mais do que um jogo; é uma parte vital da identidade e da cultura local; um testemunho do poder do esporte em unir; e transformar vidas.