Vitória Soares
Elas em Jogo

Paulista em terras paraibanas, formada em Jornalismo pela UFPB. Apaixonada por esportes, especialmente, pelo futebol.

Equipe campeã paraibana de futebol de 7 vive incertezas sobre participação no Brasileiro
12 de outubro de 2024

A alegria do título no Campeonato Paraibano Feminino de Futebol de 7 conquistado virou motivo de incertezas para o Natureza FC, equipe de Pocinhos, cidade que fica na região de Campina Grande. A equipe venceu as Pumas de Mari na decisão do estadual de 2023, que foi disputado em fevereiro deste ano. De acordo com a Federação Paraibana de Futebol de 7, a premiação não seria em dinheiro, mas, sim, uma vaga no Campeonato Brasileiro.

Com a chance de representarem a Paraíba em uma competição nacional, as atletas do Natureza começaram a ir atrás de arrecadar os valores necessários para a inscrição, a hospedagem e o transporte para a disputa que será em Colatina, Espírito Santo.

Atletas do Natureza após a conquista do Paraibano Feminino de Futebol de 7. (Foto: Arquivo Pessoal)

O tempo foi passando e as dificuldades para juntar a quantia e os documentos necessários aumentaram. De acordo com Mariane Oliveira, técnica do time de Pocinhos, o diretor técnico da Federação Paraibana de Futebol de 7, Dan Manoel, acabou não atendendo às solicitações que a equipe precisava para confirmar a a participação no campeonato e chegou a afirmar que as inscrições haviam se encerrado em agosto, quando, na verdade, elas ficam abertas até o dia 28 de outubro.

Queremos um apoio para que a gente não fique fora desse Brasileiro, porque todas as atletas, eu também à frente, demos o nosso melhor para vencer o Paraibano, jogamos com força de vontade, foco, determinação e, graças a Deus, conseguimos ser campeão paraibano. Então, nada mais que justo do que a gente participar desse Brasileiro. Por isso, a gente pede o apoio do pessoal da federação, para que nossa equipe não fique fora. Afinal, a gente não vai representar só a cidade de Pocinhos, a gente vai representar a Paraíba. E foram dias de luta, de garra, força de vontade pra que a gente chegasse aonde a gente chegou, desabafou Mariane.

Diante de tantos pedidos sem respostas da FPBF7, a equipe Natureza está correndo contra o tempo para tentar garantir que a Paraíba seja representada em uma das principais competições de futebol de 7 do país. Além de recorrer à Prefeitura de Pocinhos, a equipe também está tentando algum auxílio junto à secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, mas ainda não obteve retorno.

A luta de Mariane e das atletas do Natureza FC não é só pela história que o time construiu ao longo dos seus anos 12 anos de história, com conquistas no futebol de 7, no de campo e no futsal. É uma reinvindicação do espaço na mulher no esporte.

Nosso grito de guerra é em prol do esporte feminino, não só pelo Natureza FC. Para que a gente ganhe nosso espaço e acabe com esse preconceito de que futebol é só para homem. É preciso que todos e todas que representam as equipes se unam para a gente possa ser cada vez mais respeitas e valorizadas, falou Mariane Oliveira.

Enquanto tentam fazer valer o direito de disputar o Campeonato Brasileiro, o Natureza se prepara para a final da Copa Serrana de Futebol Feminino, que vai acontecer no próximo sábado (19), em São Vicente do Seridó.