Radialista e designer gráfico, apaixonado pela família e pelo futebol de base e amador
Pais e treinadores têm papéis essenciais no apoio aos atletas de base. Os pais, por exemplo, podem garantir que os filhos estejam bem alimentados e hidratados, oferecendo refeições equilibradas e lanches saudáveis. Além disso, eles devem incentivar uma boa noite de sono e criar um ambiente tranquilo e positivo para reduzir a ansiedade. Demonstrar confiança e fornecer palavras de encorajamento são fundamentais para aumentar a autoestima dos jovens atletas.
Eu fui até o clube AAPB, no bairro Torre, em João Pessoa, conversar com o técnico e com os pais, com o intuito de saber sobre a alimentação em dias de jogos e em como o professor Amaral prepara seus atletas.
“A gente procura muito, hidratar a criança no dia anterior, fazer alimentações mais leves para que ele possa ter um rendimento melhor e não ter nada na quadra”, disse José Bezerra, pai de Queiroz, atleta da AAPB.
“Em vésperas de jogos, a gente evita comida gordurosa, alguma comida pesada. A gente leva uma alimentação mais leve, um suco de fruta, geralmente sem açúcar, e uma boa hidratação antes dos jogos”, comentou Nauir de Oliveira, pai de Davi, também atleta da AAPB.
A alimentação em dia de jogo é fundamental para o desempenho dos atletas de base.
“Em dia de jogo, o atleta pode aumentar o consumo de carboidratos, aumentar a quantidade de arroz, macarrão, macaxeira, pão, entre outros. E, principalmente, alimentos como tapioca, uva-passa, por ter grande quantidade de carboidrato e, em pouco volume, facilita a digestão do atleta” disse Lucas Alves, nutricionista esportivo.
Cuidados com a alimentação garantem que os atletas estejam em seu melhor estado físico e mental, prontos para dar o seu máximo em campo.
“Na parte da suplementação, na maioria dos casos, vai ser desnecessário para o atleta de base. Além de outros produtos como energéticos, isotônicos, também não são indicados, já que a quantidade de cafeína do energético é muito alta. É muito mais vantajoso consumir uma maior quantidade de água de côco, sucos e frutas ao longo do dia”, comentou Lucas Alves, Nutricionista esportivo.
Os treinadores, por sua vez, devem focar em estratégias de jogo e na motivação da equipe, destacando a importância do trabalho em equipe e da concentração. Eles devem revisar táticas de forma clara e prática, garantindo que todos entendam suas funções. No aquecimento, é importante manter um clima de apoio e confiança, ajudando a aliviar a tensão pré-jogo.
“A gente sempre pede que eles cheguem com antecedência, para que a gente possa ter uma conversa com eles. E entrar no assunto em relação ao jogo, como a gente vai se comportar em quadra ofensivamente e defensivamente. Temos uma preocupação muito grande, não só em preparar no esporte. A gente trabalha a questão da disciplina, do respeito, do companheirismo. A gente faz um trabalho aqui, como é o slogan do nosso clube: educando através do esporte”, disse o técnico da AAPB, Eduardo Amaral Barros.
Essa parceria construtiva entre pais e treinadores ajudam a formar atletas bem preparados a atingir seu potencial máximo tanto nos esportes quanto em suas vidas pessoais.