O Mundial de Clubes deste ano não apenas comprometerá o calendário dos times participantes, mas também o das demais equipes dos clubes brasileiros em competições nacionais. Isso porque a CBF definiu as datas das janelas de transferências, que têm mudanças significativas já em curso, em 2025. Por essa razão, Botafogo-PB, Sousa e Treze, representantes da Paraíba nas Séries C e D, terão um prazo curto para reforçar seus elencos para as competições nacionais, já que a primeira janela se encerra no dia 28 de fevereiro.
Com o novo regulamento estipulado pela Fifa devido ao Mundial, a contratação de jogadores entre clubes só terá uma nova janela em julho. Esse prazo vale para todos os times, e as equipes paraibanas inseridas no Campeonato Brasileiro devem seguir as datas definidas pela entidade nacional. As janelas de transferências abrangem tanto registros nacionais quanto internacionais. No entanto, haverá uma janela extra e curta, de 2 a 10 de junho, para novas contratações.
Atualmente, o mercado permanece aberto, e os atletas contratados ou já registrados pelos clubes paraibanos poderão participar das Séries C ou D. Porém, após o encerramento desta primeira janela, os jogadores que assinarem com os clubes terão que aguardar até julho para formalizar seus contratos. Dessa forma, Botafogo-PB, Sousa e Treze têm aproximadamente um mês para definir os reforços que iniciarão suas campanhas no Brasileiro, mesmo que a competição só comece em abril.

Depois do intervalo entre a primeira e a segunda janela, os clubes paraibanos só poderão realizar novas contratações entre 2 a 10 de junho. Depois, só a partir de 10 de julho, data de abertura da segunda janela mais extensa, que vai até 2 de setembro. Essa dinâmica difere do ano passado, quando os clubes tinham maior flexibilidade para contratar no início ou durante as rodadas do Campeonato Brasileiro.
Botafogo-PB, Sousa e Treze são os únicos representantes paraibanos na competição nacional. O Belo disputa a Série C do Brasileirão, enquanto o Dino e o Galo competem na Série D. A data prevista para o início dos confrontos é 13 de abril.
Veja as datas das janelas
- 1ª janela: 3 de janeiro de 2025 a 28 de fevereiro de 2025
- Janela para o Mundial de Clubes: 2 de junho de 2025 a 10 de junho de 2025
- 2ª janela: 10 de julho de 2025 a 2 de setembro de 2025
O que dizem os clubes?
- BOTAFOGO-PB
Durante a coletiva de apresentação, o novo CEO do Botafogo-PB, Alexandre Gallo, explicou que o clube pretende contratar reforços para o fim da primeira fase do Campeonato Paraibano. Mas reforçou que a diretoria também vai concentrar esforços nas outras janelas que terão ao longo do ano, pensando na Série C do Brasileiro.
“Nós temos a ideia de reforçar mais o elenco para o campeonato estadual, o mais rápido possível. Isso deve acontecer nos próximos dias. Alguns jogadores vão chegar. É evidente que nós temos três objetivos. Nós ainda temos a janela de ascensão pós-estadual, que nos dá ainda uma condição de trilhar jogadores que estão em outros estados, mirando o Campeonato Brasileiro da Série C, que é o nosso foco principal. E, também, a janela no meio do ano”, disse Gallo.
- SOUSA
Já o Sousa está um pouco mais cauteloso. O técnico Paulo Foiani contou em entrevista ao programa Correio Esporte Clube que a diretoria alviverde está atenta ao mercado. No entanto, ele entende que o mercado está escasso e, por isso, o clube vai dar prioridade para jogadores que se encaixem no estilo de jogo da equipe.
“O presidente e o nosso diretor executivo, Serginho, eles estão buscando, mas o que há de melhor no mercado estão todos empregados. Então, o mercado está um pouco escasso, e a gente tem que ficar buscando, assistindo aos jogos, até que a gente consiga achar alguma peça que encaixe no perfil do clube para que possamos contratar. Não é de hoje que estamos de olho no mercado com peças interessantes, que se encaixem dentro das nossas necessidades. Eu tenho certeza que a gente irá contratar”, explicou Foiani.
- TREZE
A reportagem do Arena Correio buscou um posicionamento do Treze, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze