Conhecer o Cristo Redentor, que é uma das sete maravilhas do mundo, no Rio de Janeiro, é um sonho que nem todo mundo pode realizar. Quem tem essa oportunidade, quase sempre se locomove até lá por meios de transportes como avião, ônibus ou carro, a depender do ponto de partida. No entanto, dois paraibanos resolveram quebrar esse paradigma e chegar ao destino almejado de uma forma não tão comum: de bicicleta, saindo de João Pessoa até a capital carioca.
A decisão de se aventurar cruzando quase todo o país partiu dos ciclistas Sebastian e Jaílson. A ideia inicial foi de Sebastian, que já almejava esse sonho há algum tempo. De acordo com o atleta, o desejo de conhecer a Cidade Maravilhosa foi um fator essencial na perseverança desse objetivo. No primeiro momento, o paraibano planejava ir em 2022, mas não foi possível, devido a imprevistos e falta de dinheiro. Porém, o que parecia distante, se tornou possível em 2024. (VEJA O VÍDEO ABAIXO)
Inicialmente, o ciclista viajaria sozinho. Mas, assim como as grandes histórias de superação, surgiu, quando menos esperou, uma pessoa que estreitou os caminhos para o sonhador Sebastian. Tratava-se do também ciclista Jaílson, parceiro fundamental para que o objetivo fosse cumprido. Com a dupla formada, os atletas correram atrás de fundos para que a viagem se tornasse viável. Com o apoio de uma rede de pessoas, os paraibanos partiram rumo ao Rio de Janeiro.
Largada e chegada
A largada foi dada no dia 1º de abril. A previsão inicial era chegar às terras cariocas em 15 dias. Durante os primeiros quilômetros percorridos, Sebastian e Jaílson decidiram fazer a programação no decorrer da viagem, e, assim, foi do primeiro dia, até o momento da chegada ao Rio.
Como em toda e qualquer viagem, os turistas estão sujeitos a passarem por perrengues. No caso dos paraibanos, a maior dificuldade encontrada foi com os pneus das bicicletas, que. Além disso, ao chegarem em território baiano, Sebastian e Jaílson tiveram que enfrentar cerca de 15km de pista sem acostamento, o que sempre é um perigo para os ciclistas.
”O combustível do nosso desafio é a força, a garra e a perseverança de Sebastian. Tiveram momentos em que eu entrava em estresse, em conflito com ele, mas sempre acabava acatando o que ele falava. Ele é muito focado e determinado. Isso foi um dos fatores que fizeram nossa viagem ser bem-sucedida.”, comentou Jaílson, sobre a sua dupla, Sebastian.
Mesmo com os perrengues encontrados, que já estavam previstos pela dupla, os paraibanos chegaram ao Rio de Janeiro, mais precisamente ao Cristo Redentor, com exatos 14 dias de viagem. Foram percorridos 2.530km, sete estados desbravados e, no final, o que talvez seja o principal: a sensação de dever cumprido e de um sonho realizado.
Próximos desafios
Quando o assunto é o próximo destino, Sebastian garantiu que em 2024 a dupla não pretende mais viajar. Mas que, para o próximo ano, a meta é percorrer 5.000km em 30 dias. Os prováveis destinos são: a transamazônica, a tríplice fronteira ou Santa Catarina, A dupla ainda aguarda a montagem da logística, para decidir o rumo da próxima viagem.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto 1: Divulgação