A próxima temporada do futebol brasileiro pode trazer diversas novidades para a modalidade. Nesta quarta-feira (1º), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), irá anunciar o novo calendário esportivo para 2026. A cerimônia será realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, às 10h.
A expectativa está sobre as possíveis mudanças que podem acontecer nas competições brasileiras, tanto as nacionais quanto as estaduais. No último mês, o presidente da CBF, Samir Xaud, havia comentado sobre algumas alterações nas disputas da Copa do Brasil, Brasileirão Série D e nas Copas Verde e Nordeste.
Em relação as competições estaduais, a perpectiva é a diminuição na quantidade de jogos. Atualmente, estes campeonatos acontecem entre os meses de janeiro e abril. À época, Samir falou sobre reduzir de 16 datas para 11. Embora, esta modificação atinja mais os estados que tenham clubes na Série A e B, com atuações em competições internacionais.
Outras medidas que podem vir com este anúncio, são as mudanças na Copa do Brasil. Uma das maiores competições nacionais poderá ter um número maior de participantes. Entretanto, sem prejudicar as equipes que disputam as duas primeiras divisões nacionais, pois a entidade avalia, ainda, a redução no número de partidas, com jogos únicos, por exemplo. Há possibilidades de alteração, também, na premiação.
Na mesma linha vem a Série D, que poderá ampliar a quantidade de competidores. A medida vem com o pensamento de garantir um calendário mais extenso para os times que ficam sem disputas após a conclusão do estadual.
Copa do Nordeste e da Copa Verde não estão bem definidas. Mas as expectativas são de tornar estes formatos mais atrativos.
A temporada de 2026 chegará junto as disputas da Copa do Mundo, sediada nos Estados Unidos, no Canadá e no México. A competição mundial acontecerá entre os dias 11 de junho e 19 julho, que dará uma pausa obrigatória nas disputas brasileiras.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Divulgação / CBF
