CBF analisa possíveis reformulações nas competições nacionais; confira
Mudanças devem englobar o Campeonato Brasileiro da Série D, a Copa do Brasil e a Copa Verde
20 de agosto de 2025

O cenário do futebol brasileiro pode mudar nas próximas temporadas e ganhar um novas roupagens. Em 50 dias, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), deve apresentar as novas ideias de reformulação para modalidade. As mudanças devem englobar o Campeonato Brasileiro da Série D, a Copa do Brasil e a Copa Verde.

As reformulações nas competições nacionais já vem sendo discutidas, e as possíveis mudanças podem chegar já em 2026. Essas novidades foram levantadas pelo presidente da CBF, Samir Xaud. Além das disputas nacionais, as atualizações valerão também para os estaduais.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil, uma das maiores competições do país, terá ampliação no número de participantes. A ideia é que mais clubes brasileiros possam participar da disputa. Entretanto, sem que a mudança prejudique os times das Séries A e B, que devem ter o número de jogos mantido. Além disso, a alteração não prevê alterações na premiação.

Atualmente, o campeonato conta com a participação de 92 times. Sendo que 80 vagas são conquistadas a partir das disputas estaduais.

Brasileirão Série D

A Quarta-divisão do Campeonato Brasileiro também deve ganhar uma nova reformulação. A medida também prevê ampliação na quantidade de participantes. Estas mudanças tem como objetivo ajustar o calendário do futebol nacional e garantir uma maior organização.

No formato atual, a competição é formada por 64 clubes, divididos em oito grupos. Ampliar o número equipes proporcionará uma maior participação de clubes menores e, consequentemente, garantir um calendário mais extenso para os times que ficam sem disputas após a conclusão do estadual. Embora, a proximidade geográfica na formação dos grupos permaneça.

Copas do Nordeste e Verde

Com uma configuração, ainda, não totalmente definida, as mudanças dentro da Copa do Nordeste e da Copa Verde chegam com o objetivo de tornar mais atrativa no cenário comercial e gere mais faturamento.

E os estaduais?

Com as reformulações nas disputas nacionais, a preocupação recai para as disputas estaduais e como irá funcionar os jogos com a ampliação das competições maiores. De acordo com o presidente da CBF, as disputas locais serão reduzidas de 16 datas para 11. Esta é a única decisão que já foi anunciada pela entidade.

Apesar disso, esta medida deverá atingir mais os estados que tenham clubes inseridos nas Séries A e B, pois têm times que participam de campeonatos internacionais, como a Conmebol, por exemplo.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Veja também