O paraibano Douglas Santos terá a oportunidade de entrar em campo, mais uma vez, com a camisa da seleção brasileira. O lateral-esquedo, que não vestia as cores da amarelinha há nove anos, foi convocado pelo técnico Carlo Ancelotti na segunda lista de convocados para os amistosos da Copa do Mundo 2026.
Aos 31 anos, Douglas é natural de João Pessoa e iniciou a sua trajetória no futebol ainda jovem, pelas categorias de base do Náutico. No ano seguinte, em 2012, junto com outros atletas, foi integrado ao elenco profissional. A partir daí, o seu caminho na seleção canarinho começou a ser construído, ainda pelos grupos de base.
No mesmo período, foi convocado para a seleção sub-20, sendo um dos 22 chamados para disputar o Campeonato Sul-Americano, realizado em 2013, na Argentina. Também foi convocado nesta temporada pelo técnico Felipão, para integrar a equipe principal no amistoso contra a Bolívia.
A sua participação, de fato, com elenco profissional, aconteceu em 2015, com amistosos contra a Costa Rica e os Estados Unidos. À época, comandados pelo técnico Dunga. O ano mais marcante com a Verde-Amarela foi em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com a conquista da medalha de ouro, liderados pelo treinador Rogério Micale.

Agora, nove anos depois, ele voltará a vestir a camisa da seleção brasileira. O lateral foi um dos convocados pelo treinador Carlo Ancelotti na segunda lista para os jogos amistosos antes da Copa do Mundo 2026. Mas, antes disso, ele esteve na pré-lista de convocados de Dorival Júnior, porém não foi chamado.
O Brasil entrará em campo contra o Chile, no dia 4 de setembro, às 21h30, no estádio Maracanã. Em seguida, o duelo é contra a Bolívia, em El Alto, encerrando as disputas nas eliminatórias.
Atualmente, Douglas Santos defende as cores do Zenit, onde atua desde 2019. Além do clube russo, já integrou o elenco de outros times internacionais, como o Granada, o Udinese e o Hamburgo. Aqui no Brasil, além do Náutico, fez parte do plantel do Atlético-MG entre 2014 e 2016, período que viveu o auge de sua carreira, carimbando sua convocação para a seleção brasileira.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Reprodução / Instagram
