O paulista Waguinho Dias foi apresentando oficialmente como novo técnico do Treze nesta terça-feira (16). E, logo na sua primeira fala como comandante do Galo, o treinador não escondeu o objetivo de conseguir o acesso à Série C e apontou fatores que podem favorecer a equipe na competição.
Se a grande meta do Treze é subir para terceira divisão, Waguinho pode ser o nome ideal. O treinador chega a Campina Grande com um acesso na bagagem, conquistado com o Criciúma, em 2019, onde, inclusive, acabou também sendo campeão. Ao ser questionado sobre como o elenco treziano terá que performar para o acesso, o comandante afirmou conhecer os caminhos que podem levar o clube à Terceirona.
“O caminho é o mesmo. Quando nós fomos campeões com o Brusque, eram quatro em cada chave, então só tínhamos seis jogos. Hoje você tem 14. Então você tem tempo para recuperar. O que você tem que está pronto é quando chegar os mata-matas. Com o Brusque e com o Marcílio Dias, nós ficamos prontos para os mata-matas. É a mesma formatura, é o mesmo formato de competição. É saber jogar tanto dentro como fora de casa, porque a situação hoje é a mesma”, declarou.
No ano do acesso com o time catarinense, a forma de disputa do torneio era diferente da que o treinador enfrentará nesta temporada à frente do Treze. De 2016 a 2019, os times eram divididos em 17 grupos, com quatro equipes, onde cada time jogava apenas seis datas na fase de grupos, menos de dois meses. A partir de 2020, a CBF ampliou a quantidade mínima de jogos de um clube. Agora, esse número será de 14, com a fase de grupos com oito clubes, todos se enfrentando, em jogos de ida e volta.
No comando do Galo da Borborema, Waguinho Dias reencontrou um velho conhecido: o dirigente Luciano Mancha, com quem trabalhou junto no América-RN. Questionado sobre o relacionamento com o executivo, o treinador rasgou elogios ao companheiro e a toda estrutura do clube.
“Nós já trabalhamos juntos, e justamente ele me falando sobre a estrutura e hoje como está a formatação principalmente do Clube Treze. Nós sabíamos das dificuldades que o clube enfrentou anos atrás e agora você vê hoje uma estrutura que está sendo totalmente reformulada, a credibilidade que esse clube está e todas as informações que eu tive, tanto do presidente como a diretoria e principalmente desse renascer do Treze, é o que me fez vir justamente por uma situação de trabalho que foi apresentada“, disse.
A estreia do Galo da Borborema na Série D deve acontecer no próximo dia 28 de abril diante do Santa Cruz-RN. O clube ainda aguarda a definição da tabela detalhada.