Câmbio: esporte para maiores de 50 anos terá início da disputa estadual
Torneio acontecerá em João Pessoa e Cabedelo, a partir deste sábado
Fabiano Mello
31 de maio de 2024

A cidade de Cabedelo vai sediar, a partir do mês de junho, o Campeonato Paraibano de Câmbio. Com a presença de 13 times, das cidades de João Pessoa e Cabedelo, a competição vai começar no dia 1, às 16h, na Praça do Açaí, em Intermares.

Com disputas acontecendo nas categorias master (50-59 anos) e sênior (a partir dos 60 anos), a competição vai se estender até 23 de novembro.

O câmbio teve sua origem no Rio Grande do Sul e vem crescendo no número de praticantes no estado. O torneio é uma oportunidade para quem já é atleta da modalidade mostrar suas habilidades, além de a população poder conhecer mais do esporte.

O que é câmbio e como se joga?

Voltado para o público da melhor idade, o câmbio tem várias semelhanças com o vôlei. A primeira delas é que usam o mesmo tipo de bola. A segunda seria o fato de usarem a mesma rede, que divide a quadra e os respectivos times.

Cada equipe dispõe de nove jogadores, com três homens e seis mulheres. O jogador central, o numero oito, que também é responsável por arremessar a bola para a quadra adversária. Quem recebe a bola, pode fazer a recepção tocando várias vez na bola, mas sem poder usar o pés. Na reserva, ficam três atletas, que esperam o sinal do central para entrar em quadra. Quando dizem a palavra ‘câmbio’, trocam de lugar com algum titular.

A pontuação é obtida das seguintes formas: sempre que um jogador deixar a bola cair no chão, quando o rodízio não for executado corretamente e não for respeitada a posição de arremesso.

Pode-se também pontuar quando a bola arremessada não ultrapassar a rede ou sair das linhas de demarcação da quadra, o jogador da posição 8 saltar, queimar ou ultrapassar a linha dos três metros e no momento que o saque vai para fora. Após acontecer qualquer uma dessas situações, o jogo reinicia com a posse de bola pela equipe que conquistou o ponto.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Sérgio Montenegro / TV Correio

Veja também