As disputas do Brasileirão Feminino A3 já têm data para começar. É que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira (8), a tabela detalhada e o regulamento da competição. A Paraíba será representada, pelo segundo ano consecutivo, pelo Mixto-PB (equipe que foi campeã estadual em 2024). As disputas estão programadas para o dia 25 de abril.
Mixto-PB no Brasileirão Feminino A3
O Mixto-PB está no Grupo A07 junto com UDA e Guarani de Alagoas, além do Ipojuca-PE. A Paraíba teria outro representante, o VF4, que acabou desistindo da competição por ter encerrado as atividades do departamento de futebol feminino.
A estreia do Mixto-PB será no dia 26 de abril, às 15h, diante do Guarano de Paripueira-AL, no Estádio Almeidão. Depois, o time paraibano volta a campo no dia 04 de maio encarando o Ipojuca, no Estádio Dr. Antônio Dourado Neto, na cidade de Ipojuca, em Pernambuco. A última partida do Mixto-PB na primeira fase está programada para o dia 10 de maio, diante da UDA de Alagoas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.
Clubes participantes
As demais equipes do Brasileirão Feminino A3 estão divididos levando em consideração os seguintes critérios: rebaixados do Brasileirão Feminino A2 2024, promovido do Brasileirão Feminino A3 2024 e campeões estaduais.
Os rebaixados do Brasileirão Feminino A2 2024 são: UDA-AL, Doce Mel-BA, Recanto-AM. O Coritiba SAF, 6ºcolocado do Brasileirão Feminino A3 2024, foi promovido por causa da desistência do VF4.
Os campeões estaduais são: Galvez-AC, Guarani-AL, Tarumã-AM, Ypiranga-AP, Atlético de Alagoinhas-BA, Ceará, CRESSPOM-DF, Prosperidade-ES, Vila Nova-GO, IAPE-MA, Itabirito-MG, Operário-MS, Operário-MT, Tuna Luso-PA, Ipojuca-PE, Atlético Piauiense-PI, Toledo-PR, Pérolas Negras-RJ, União-RN, Rolim de Moura-RO, São Raimundo-RR, Brasil de Farroupilha-RS, Criciúma-SC, Juventude-SE, Realidade Jovem-SP e Pinda Ferroviária-SP.
O Manaus-AM entrou como clube convidado, por ter a federação de futebol melhor ranqueada da Região Norte no Ranking Nacional de Federações do Futebol Feminino, em substituição ao Araguaína-TO.
Formato de disputa
De acordo com o Regulamento Específico, a primeira fase terá os 32 times participantes divididos em oito grupos pelo critério de proximidade geográfica, sendo quatro clubes em cada. Os dois times com melhor posição no Ranking Nacional de Clubes do Futebol Feminino fazem dois jogos em casa e um como visitante.
Ao final da primeira fase, os dois melhores colocados de cada grupo avançam à segunda fase e, a partir daí, os confrontos acontecerão em jogos de ida e volta.
As finais estão previstas para os dias 9 e 16 de agosto e os quatro semifinalistas vão garantir o acesso ao Brasileirão Feminino A2 de 2026.