Brasil teve 2º maior público do mundo em campeonatos nacionais femininos
Brasil foi superado apenas pela Inglaterra, que mais de 60 mil pessoas no Emirates Stadium em clássico pela Super Liga feminina
Folhapress
20 de março de 2025

Sede da Copa do Mundo feminina de 2027, o Brasil foi o segundo país do mundo com maior público em um jogo na temporada 2023/2024, segundo a quarta edição do relatório anual da Fifa “Setting the Pace”, que aborda seis aspectos do futebol feminino, como o engajamento dos torcedores.

A partida em questão foi a vitória do Corinthians contra a Ferroviária pelo segundo jogo da final do Brasileiro 2023, que levou 42.326 pessoas à Neo Química Arena. As Brabas, na época ainda comandadas por Arthur Elias, garantiram o título após o triunfo por 2 a 1. O confronto de ida ficou empatado por 0 a 0.

O Brasil foi superado apenas pela Inglaterra, que teve 60.160 pessoas no Emirates Stadium em clássico pela Super Liga feminina (WSL). Na ocasião, o mandante Arsenal venceu o Manchester United por 3 a 1.

A Alemanha completou o pódio, com 38.365 torcedores na partida entre Colonia e Eintracht Frankfurt pela Bundesliga. O time de Frankfurt levou a melhor e venceu por 2 a 0 em abril de 2023.

Já os Estados Unidos, potência no futebol feminino, ficaram apenas na quarta colocação, com 34.130 torcedores. O jogo em questão foi o empate sem gols entre OL Reign e Washington Spirit na partida que marcou a despedida da melhor do mundo de 2019, Megan Rapinoe, da NWSL.

O relatório destacou ainda as mais de 33 mil pessoas que assistiram à final da Supercopa feminina de 2024. O Corinthians garantiu o título com vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro na Neo Química Arena.

A Fifa obteve respostas de 86 ligas e 668 clubes para a elaboração deste relatório. Ao todo, 101 jurisdições estão representadas.

Brasil já tem novo recorde de público

O hexacampeonato brasileiro do Corinthians levou 44.136 torcedores à Neo Química Arena. Como a partida aconteceu no fim de setembro -já na temporada 2024/2025 no calendário europeu- não integrou esta edição do relatório da Fifa.

A vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, pelo jogo de volta da final, contou apenas com corintianos, seguindo a norma de torcida única nos clássicos paulistas.

O Corinthians detém quatro dos cinco maiores públicos do futebol feminino no Brasil. A quinta marca é do Internacional, no Beira-Rio, justamente contra o Corinthians, na ida da final do Brasileiro de 2022.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Cris Mattos/Staff Images Woman/CBF

Veja também