Chegou o dia da decisão do título do Campeonato Paraibano de 2024. Após mais de 30 anos de encontros entre os dois times, pela primeira vez, Belo e Dinossauro entram em campo numa disputa valendo a taça. O duelo acontecerá neste sábado, às 16h30, no estádio Almeidão, em João Pessoa, que teve a ampliação da capacidade de público confirmada para 20 mil pessoas.
O Botafogo-PB começou arrasador na competição estadual, vencendo cinco partidas consecutivas e sendo dono do topo ao longo das rodadas. Na sequência da disputa, o time alvinegro da Maravilha do Contorno optou por trocar o comando técnico, caiu de produção e perdeu duas posições na classificação geral da primeira fase. Mesmo assim, somou 17 pontos, garantiu vaga no G-4 e ficou na terceira colocação.
Nas nove partidas da primeira fase, o Botafogo-PB venceu cinco, teve dois empates e duas derrotas. Foram 13 gols a favor e nove contra.
Já o Sousa começou a fase de classificação de forma sonolenta, demorando a entrar no ritmo da competição. O Dino perdeu jogos importantes durante a caminhada e arriscou ficar fora da segunda fase. Foram 14 pontos somados nos nove jogos da primeira fase.
Nas nove rodadas, o Sousa obteve quatro vitórias, com dois empates, três derrotas. O Dino marcou 11 gols e sofreu seis tentos.
A prova de fogo para os dois times veio na fase semifinal. O Botafogo-PB encarou o Serra Branca, no estádio Almeidão. Na partida de ida, o placar ficou no 0 a 0. Mas, na volta, o time alvinegro venceu no Amigão por 2 a 1.
O Sousa conseguiu superar o Treze depois de duas partidas. O time sertanejo aproveitou a condição de atuar em casa e venceu por 2 a 1, no Marizão. A classificação foi garantida com o empate de 0 a 0 na partida de volta disputada no estádio Amigão.
Prováveis times
- Botafogo-PB: Dalton, Lenon, Reniê, Wendel Lomar e Bruno Cardoso; Rodrigo, Lucas Siqueira, Thallyson e Warley; Gustavo Poffo e Pipico.
- Sousa: Bruno Fuso, Iranilson, Marcelo Duarte, Breno Cézar e Jackson; Hebert, Alexandre Aruá, Felipe Jacaré e Reinaldo; Hiago e Diego Ceará.
Arbitragem
- Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
- Assistente 1: Nailton Júnior de Sousa (FIFA-CE)
- Assistente 2: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS)
- Quarto árbitro: Wagner Silveira Echevarria (CBF-RS)
- VAR: Paulo Renato Moreira da Silva (CBF-RJ)
- AVAR: Andrea Izaura Maffra (CBF-RJ)