O duelo entre Botafogo-PB e Confiança marcado para sábado (13), às 17h, no Almeidão, será o 28º confronto da história entre as equipes. Pela Série C do Brasileiro, o retrospecto entre paraibanos e sergipanos é longo e recheado de jogos marcantes.
Ao todo, foram 18 partidas pela Terceirona. Quando se trata de vitórias, o Belo larga em vantagem, saindo vencedor em 11 confrontos, enquanto o Dragão venceu cinco duelos. Apenas dois jogos terminaram empatados.
Em 2003, o encontro com o Confiança foi ainda mais especial para o Botafogo-PB. Isso porque o Alvinegro da Estrela Vermelha aplicou a maior goleada do retrospecto do confronto.
O caminho até o Confiança, em 2003
Com um formato diferente da atual edição da Série C, em 2003, a Terceirona reunia 93 equipes, em 28 grupos regionalizados.
Na primeira fase, o Botafogo-PB liderou o grupo 9 ao lado do Sousa, com nove pontos conquistados, garantindo a vaga na segunda fase.
Para chegar ao tão sonhado quadrangular para ir em busca do acesso, o time botafoguense precisava passar por quatro fases mata-mata. Na primeira etapa, o Belo passou pelo CSA, vencendo por 2 a 1 e empatando por 2 a 2. Depois, enfrentou o Sergipe, ficando no 0 a 0, na ida, e saindo vitorioso por 4 a 2, na volta.
Goleada faltando um passo para o quadrangular
Na quarta e penúltima fase, o Botafogo-PB enfrentou outro time sergipano, o Confiança. Na partida de ida, o Belo jogou no Almeidão diante de quase 6 mil torcedores e fez valer a sua força em casa. Pressionando de começo ao fim, Betinho e Helinho marcaram para o alvinegro, que venceu por 2 a 0.
Nos outros 90 minutos do duelo, o Confiança teria a vantagem de jogar em Aracaju para tentar inverter o placar. Mas o Botafogo-PB não deu chances. Sem sentir a pressão da torcida do Dragão, a equipe paraibana goleou por 4 a 1, garantindo a sua vaga para a quinta fase, ficando a 180 minutos do quadrangular.
Helinho e Maurício balançara as redes no primeiro tempo. Pelo lado do Dragão, Da Gil diminuiu. Mas, na segunda etapa, as esperanças do time da casa foram embora. Helinho fez o terceiro gol do Belo por cobertura. E coube ao sergipano Nilson marcar de pênalti o quarto gol do Botafogo-PB.
No quadrangular, o Botafogo-PB acabou batendo na trave na luta pelo acesso à Série B. Brigando pelas duas vagas ao lado de Campinense, Ituano e Santo André, após as seis rodadas, o Belo ficou na terceira colocação, somando sete pontos.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto 1: Arquivo/Jornal Correio da Paraíba