O Botafogo-PB foi até o estádio Antônio Guimarães de Almeida, na cidade de Tombos, em Minas Gerais, e venceu o Tombense por 2 a 1, em duelo válido pela penúltima rodada da primeira fase da Série C do Brasileiro. Com o triunfo, o Belo chegou aos 38 pontos, ultrapassou o Athletic e voltou à liderança do torneio.
O primeiro tempo do confronto foi marcado pela eficiência das equipes. Logo aos 11 minutos, o lateral Rafael Furlan cobrou falta com capricho e colocou o time paraibano na frente. Com o Belo em vantagem, os mineiros se lançaram ao ataque e acabaram deixando a defesa desprotegida. Com isso, aos 29, após falha do zagueiro Edney, Jô encobriu o goleiro e fez o segundo tento alvinegro. Já nos acréscimos, o Gavião descontou com Anderson Ligeiro e deixou tudo em aberto.
Em desvantagem no marcador, os mineiros voltaram para o segundo tempo dispostos a tomar as ações do duelo. Os comandados de Raul Cabral ate conseguiram impor o ritmo da etapa final e criaram algumas chances, mas acabaram parando no goleiro Walace, que foi um dos destaques da partida. E, nos acréscimos, o atacante Gabriel Lima sofreu uma penalidade, que foi desperdiçada por Henrique Dourado.
Com a vitória, o Botafogo-PB se garantiu de vez entre os quatro primeiros da Terceirona e, agora, só depende de si para terminar a primeira fase na ponta da tabela. O Tombense, por sua vez, deu adeus ao sonho do acesso e está matematicamente eliminado da competição.
As equipes voltam a campo no próximo sábado para a rodada de encerramento da primeira fase. O Botafogo-PB vai receber a Ferroviária, no Almeidão, às 17h. Já o Tombense, medirá forças com o Ferroviário, fora de casa, também às 17h.