Botafogo-PB vê desempenho cair quase pela metade como mandante na Série C
Belo não está conseguindo repetir o mesmo desempenho da temporada passada neste ano, deixando de conquistar pontos importantes na Terceirona
Vitória Soares
28 de junho de 2025

Se o estádio Almeidão já foi sinônimo de força para o Botafogo-PB, nesta temporada da Série C do Brasileiro a história tem sido bem diferente. Isso porque o Belo viu o seu aproveitamento em João Pessoa cair em quase 50% entre as edições de 2024 e 2025.

No ano passado, o Botafogo-PB foi o melhor mandante da primeira fase da Série C. Dos 10 jogos que disputou no Almeidão, somou 8 vitórias e dois empates, alcançando 86,7% de aproveitamento.

Ao compararmos as campanhas até a 9ª rodada, a diferença de desempenho na capital paraibana entre uma temporada e outra fica ainda mais evidente. Em 2024, nas cinco partidas que disputou nas primeiras nove rodadas, o Alvinegro da Estrela Vermelha venceu quatro e empatou uma. Já em 2025, o time botafoguense somou duas derrotas, duas vitórias e um empate (contra o ABC), com um aproveitamento de 46,6%. Os únicos triunfos no Almeidão foram diante do Confiança (1ª rodada) e do Retrô (7ª rodada).

A última vitória do Botafogo-PB no Almeidão pela Série C foi contra o Retrô, na sétima rodada. (Foto: João Neto/Botafogo-PB)

Nos dois reveses sofridos no Almeidão na Série C de 2025 – contra Floresta e Caxias -, o Botafogo-PB saiu na frente do placar, mas não conseguiu segurar ou ampliar o resultado, permitindo a virada dos adversários.

O goleiro do Belo, Michael Fracaro, reconheceu que o time está devendo quando atua em casa, mas acredita que o grupo tem condições de reverter a situação para voltar a vencer nos seus domínios.

A gente sabe que está devendo dentro de casa, diante do nosso torcedor. Começamos o campeonato muito bem, abrindo 3 a 0 diante da boa equipe do Confiança. Depois, tivemos empate, derrota e conseguimos uma vitória contra o Retrô. Esse jogo do Caxias foi uma fatalidade, porque dominamos o jogo, tivemos as melhores chances e, em duas jogadas de lateral, acabamos tomando o gol. Depois do Itabaiana, vamos estar pensando nesses adversários dentro de casa, para que consigamos dar uma resposta para o nosso torcedor, para que consigamos voltar a vencer dentro de casa, fazer daqui o nosso caldeirão, para que o adversário venha e sinta realmente que é muito díficil jogar contra o Botafogo-PB aqui (Almeidão), disse o arqueiro alvinegro.

Até o fim da primeira fase da Série C, o Botafogo-PB ainda tem mais cinco jogos no Almeidão, contra São Bernardo, Londrina, Brusque, Ponte Preta – equipes que estão no G-8 – e Tombense. São 15 pontos em disputa que podem fazer a diferença para o Belo deixar a briga contra o rebaixamento e lutar por uma vaga no quadrangular. Atualmente, o time pessoense está na 15ª posição, com apenas nove pontos.

Veja o comparativo da campanha do Botafogo-PB até a 9ª rodada da Série C em 2024 e 2025

2025

  • Jogos: 5
  • Vitórias: 2
  • Empates: 1
  • Derrotas: 2
  • Gols marcados: 7
  • Gols sofridos: 5

2024

  • Jogos: 5
  • Vitórias: 4
  • Empates: 1
  • Derrotas: 0
  • Gols marcados: 8
  • Gols sofridos: 3

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: João Neto/Botafogo-PB

Veja também