O sistema defensivo do Botafogo-PB deste ano sempre se destacou pela regularidade, considerado um dos pontos fortes da equipe ao longo desta temporada. No entanto, a quantidade de gols que o time botafoguense vem sofrendo acendeu um sinal de alerta. Nos últimos seis jogos da Série C do Brasileiro, a defesa do Belo foi vazada nove vezes.
Nas primeiras rodadas da Terceirona, o Botafogo-PB parecia ter encontrado um equilíbrio em campo. Com uma defesa que funcionava muito bem, o sistema ofensivo começou a corresponder, marcando gols. Tanto que, nos 13 disputados, já são 23 tentos anotados. Em apenas uma partida da Série C, o time alvinegro não balançou a rede. Foi justamente na derrota por 1 a 0 contra o São Bernardo, que também marcou a perda da invencibilidade do Belo no campeonato.
Se o ataque estava correspondendo, a defesa começou a trazer preocupação. Isso porque desde a nona rodada, o Botafogo-PB está com uma média de 1,5 gols sofridos por jogo. Em duas das últimas seis partidas, a equipe botafoguense sofreu três gols no jogo, na vitória contra por 4 a 3 contra a Aparecidense e no empate em 3 a 3 contra o Confiança. Antes, isso só tinha acontecido uma vez na temporada, na última rodada da primeira fase do Campeonato Paraibano, quando perdeu por 3 a 0 para o Atlético de Cajazeiras.
Para tentar voltar a melhorar os números da defesa, o Botafogo-PB terá a volta de um jogador importante para o sistema defensivo na partida contra o ABC, marcada para domingo (21), às 19h, no Almeidão. Além do lateral-direito Lenon, que voltará a atuar desde o início da partida, o técnico Evaristo Piza poderá contar com o volante Thallyson, que retorna de uma lesão na coxa direita.
Veja o retrospecto de gols sofridos pelo Botafogo-PB nos últimos seis jogos
- Botafogo-PB 2 x 1 São José-RS
- Botafogo-PB 3 x 3 Confiança
- São Bernardo 1 x 0 Botafogo-PB
- Botafogo-PB 4 x 3 Aparecidense
- Londrina 1 x 1 Botafogo-PB
- CSA 1 x 1 Botafogo-PB