Botafogo-PB reverteu três das últimas quatro desvantagens em jogos de ida de finais
Contra o Sousa, equipe pessoense precisa vencer por dois gols de diferença para conquistar o título no tempo normal
25 de março de 2025

O Botafogo-PB precisa reverter uma desvantagem na grande decisão do Campeonato Paraibano. No primeiro jogo da final, disputado no Marizão, o Belo foi derrotado por 1 a 0 pelo Sousa. Agora, no próximo domingo, às 16h, no Almeidão, a equipe pessoense precisa vencer por dois gols de diferença para conquistar o título no tempo normal ou por um gol para levar a decisão para os pênaltis.

O histórico recente do Alvinegro da Estrela Vermelha em finais disputadas em jogos de ida e volta mostra que o torcedor tem motivos para acreditar na virada. Nas últimas quatro decisões em que saiu atrás no primeiro jogo, o Botafogo-PB conseguiu reverter o placar em três oportunidades, sendo campeão estadual e até mesmo nacional.

A primeira dessas reações aconteceu em 2013, na final do Campeonato Paraibano. No jogo de ida, disputado no Almeidão, o Treze venceu o Belo e ficou em vantagem para a finalíssima, no Amigão. Como tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais, o Galo seria campeão mesmo em caso de derrota por um gol de diferença. No entanto, o Botafogo-PB fez história e goleou por 3 a 0, com gols de Wanderley, Hércules e Ferreira, encerrando um jejum de nove anos sem título estadual.

Poucos meses depois, ainda em 2013, o Botafogo-PB disputou a final da Série D do Campeonato Brasileiro contra o Juventude. No primeiro jogo, na Arena do Grêmio, o Papo venceu por 2 a 1. No entanto, no jogo de volta, diante de sua torcida, o Belo venceu por 2 a 0, com gols de Mário Larramendi e Rafael Aidar, conquistando o maior título de sua história.

A terceira virada aconteceu em 2018, novamente no Campeonato Paraibano. O Belo enfrentou o Campinense e foi derrotado por 1 a 0 no Amigão no jogo de ida. No entanto, na volta, jogando no Almeidão lotado, o time pessoense venceu por 2 a 0, com gols de Nando e Lula, garantindo mais um título estadual.

Em 2022, porém, o Belo não conseguiu repetir as façanhas anteriores. Na final contra o Campinense, a equipe foi derrotada no primeiro jogo, no Almeidão, por 2 a 1. Na volta, no Amigão, o Rubro-Negro venceu novamente, dessa vez por 1 a 0, e sagrou-se campeão invicto.

Agora, em 2024, o Botafogo-PB tentará mais uma vez escrever uma nova virada em sua história em finais de campeonato e dar alegria à sua torcida. E o Almeidão será, mais uma vez, o palco onde o Belo buscará mais um título estadual. Foi no Almeidão, inclusive, que o Alvinegro faturou o último título, em 2019, quando superou o Campinense.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também