No duelo contra o Concórdia, marcado para esta terça-feira (9), o Botafogo-PB pode alcançar uma marca importante em sua trajetória na Copa do Brasil. Caso vença a equipe catarinense, o Belo avançará à terceira fase de uma das principais competições do país após seis anos. Em 2019, o Alvinegro da Estrela Vermelha conseguiu esse feito, quando passou pelo Tombense e encarou o Londrina logo depois.
Em 2016, a equipe botafoguense fez a melhor campanha da sua história na Copa do Brasil. O Alvinegro chegou às oitavas de final e acabou caindo para o Palmeiras, que, posteriormente, se tornaria campeão do Brasileirão daquele ano.
Três anos depois, em 2019, o Belo atingiu a sua segunda melhor campanha, quando avançou para a terceira fase. Na estreia, goleou o Operário-MS por 4 a 1, fora de casa. Na fase seguinte, empatou em 2 a 2 contra o Tombense e, nas penalidades, venceu por 7 a 6. Na terceira, teve dois jogos duros contra o Londrina. Jogando no Almeidão perdeu por 2 a 0. Na volta, no estádio do Café, acabou empatando em 3 a 3 e dando adeus à competição.

Depois de 2019, o Botafogo-PB voltou a disputar a Copa do Brasil em outras duas oportunidades, mas com campanhas mais discretas. Em 2020, caiu na segunda fase para o Fluminense. E, em 2023, foi eliminado para o Águia de Marabá ainda na primeira fase.
Em 2025, o Botafogo-PB tem chance de igualar o feito de 2019. Na primeira fase, o Belo passou pela Portuguesa-SP, fora de casa, nas penalidades. Agora, o próximo adversário será o Concórdia, que eliminou a Ponte Preta também nos pênaltis. O duelo será nesta terça-feira (11), às 21h30, no estádio Almeidão.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Divulgação/Portuguesa SAF