O desempenho que o Botafogo-PB está alcançando na primeira fase da Série C do Brasileiro ainda pode render bons frutos no quadrangular final da competição. Isso porque, se terminar entre os quatros primeiros, o Belo terá a oportunidade de poder voltar a decidir o último jogo da fase que vale o acesso em casa.
Ao longo da sua trajetória na Série C, o Alvinegro da Estrela Vermelha avançou quatro vezes para o quadrangular. A primeira vez foi em 2003. Essa também foi a única vez que o Belo pode jogar as partidas decisivas do acesso em João Pessoa. Porém, a equipe botafoguense não teve sucesso e não conseguiu ficar com uma das duas vagas para a Série B.
Nas três oportunidades em que o Alvinegro da Estrela Vermelha avançou para o quadrangular, o time botafoguense não conseguiu disputar o jogo decisivo no estádio Almeidão.
Para ter a vantagem de decidir diante da sua torcida, o Botafogo-PB terá que fazer algo inédito: terminar no G-4. Desde que a Terceirona teve um novo formato, a partir de 2022, o Belo nunca conseguiu ficar entre os quatro primeiros. Em 2023, o alvinegro terminou a primeira fase na sexta posição.
Entre 2014 e 2021, o Botafogo-PB avançou duas vezes para o mata-mata. O Belo não conseguiu ficar nas duas primeiras posições do seu grupo, o que dava condição para a equipe decidir nos seus domínios.
Em 2016, terminou em terceiro. No partida do acesso, jogou fora de casa contra o Boa Esporte e perdeu por 1 a 0. Em 2018, passou em quarto e jogou a partida de volta das quartas de final contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. A equipe botafoguense acabou sendo eliminada nos pênaltis.
Imponente no Almeidão
O estádio Almeidão tem sido sinônimo de bons resultados para o Botafogo-PB na Série C. O Belo tem a melhor campanha como mandante na Terceirona. Em nove partidas disputadas em João Pessoa, foram nove vitórias e dois empates. Um aproveitamento de 85,2%.
Além disso, o time botafoguense ostenta o melhor ataque como mandante. São 19 gols dos 29 marcados na competição nacional.
Atualmente, o Botafogo-PB está na liderança, com 35 pontos. Para manter um lugar entre os quatro primeiros, o Belo enfrenta o Náutico no próximo domingo (11), às 19h, no estádio dos Aflitos.